Carnaval Lixo Zero em Floripa, você consegue?

Que o Carnaval é uma das principais tradições do Brasil e uma das mais belas festas do mundo não há dúvidas! É o momento que as pessoas tem para parar um pouco, relaxar, curtir com os amigos e a família.

Claro, tem quem não gosta do festerê, que prefere ficar em casa, ver um filme (confira a programação do CineMulti), fazer uma trilha e curtir uma cachoeira (olha só essa dica aqui) e curtir o feriadão longe das festas.

Mas tem também quem quer mais é pular todos os bloquinhos de carnaval, em todos os dias! Tem quem adora aquela confusão com os amigos, vestir uma fantasia e decorar as marchinhas dos blocos! As dicas desse post são para essas pessoas, afinal curtir o Carnaval é muito bacana e a gente super apoia, mas não dá para fazer a bagunça sem pensar no próximo, na comunidade e no meio ambiente! Nossa proposta é criar um desafio! Você consegue fazer um Carnaval Lixo Zero?

Confere nossas dicas:

Fantasias para os pequenos

Fantasia é um dos requisitos básicos dos carnavais infantis! Só aqui no Sul da Ilha temos previstos 4 bailes infantis de carnaval e tem até concurso de melhor fantasia! Para as crianças tudo é muita diversão e ajuda a desenvolver o lado lúdico dos pequenos! Sabe o que é ainda mais bacana? Existe uma confecção de roupas infantis que faz fantasias aqui no Sul da Ilha! É a Elefante Baby Kids – Moda Infantil, eles são nossos parceiros aqui do Site Sul de Floripa, que fica aqui no Campeche. Normalmente ela faz as fantasias mediante encomenda, mas sempre tem alguma coisa no estoque. É uma forma de curtir o carnaval com os pequenos e ainda incentivar o empreendedorismo local!

Elefante Baby Kids

E tem adulto que também não abre mão de fantasia! O que fica como dica é: faça um consumo consciente, reutilize, use a criatividade, procure nos brechós! Aqui no Sul da Ilha cada bairro tem vários brechós, é uma forma de também incentivar o comércio local!

Use Glitter ecológico

O Glitter é sem dúvida um dos vilões do carnaval! Ele é uma pequena partícula de uma lamina de plástico e alumínio com outros químicos e corantes, que serve simplesmente para ser um enfeite efêmero, puramente estético, que dura uma única noite e depois vira “comida” de peixe, especialmente aqui em Floripa.

As micropartículas do Gliter não podem ser aproveitadas, recicladas e, pelo seu tamanho, elas passam direto pelos sistemas de filtragem e tratamento de esgoto, indo parar direto no mar.

Mas, se você não dispensa esse pequeno luxo supérfluo, nós entendemos. Aqui no Sul da Ilha, um lugar que você encontra Glitter ecológico e (também todo tipo de maquiagem natural e vegana) é na Terra Maya, ali no Open MULTI Shopping.

Repense o uso de Canudo

Faça um pensamento crítico: você precisa usar canudo? Não dá para simplesmente beber direto no copo? Canudo é um desses itens descartáveis que é totalmente dispensável em 90% das vezes, usamos apenas uma vez, por pura conveniência e conforto e ele já vai parar o lixo (ou na rua, no mar).

Mas se você é do tipo que ama um drink e não consegue dispensar ele, então leve seu próprio canudo! Hoje em dia existem diversos modelos ecológicos à venda. Você pode por exemplo comprar um canudo de inox ou bambu com a Carla, da Beleza Mais Natural, parceira nossa aqui do site. Usar canudo descartável é que não tá valendo, não!

Beleza Mais Natural

Leve seu copo!

Copos descartáveis não deveriam mais nem ser vendidos, e muito menos deveriam ser usados pelos organizadores das festas! Mas essa iniciativa depende de você, leve seu próprio copo! Qualquer copo plástico não descartável é uma boa opção, se tiver como adaptar uma cordinha para colocar no pescoço, melhor ainda, assim você não corre o risco de perder ele!

Se você tem um bloco uma solução muito bacana é alugar os copos! A Meu Copo Eco, empresa aqui do Sul de Floripa, oferece esse tipo de serviço e tem um copo mais bacana que o outro! O aluguel é para a partir de 50 unidades. Vale a pena conferir, especialmente se você tem um bloquinho!

Repense as confetes e serpentinas

Faça de novo um pensamento crítico: pode até ser bacana visualmente, mas jogar confetes no ar para brincar, nada mais é do que jogar lixo no chão! Já pensou nisso? Será que é realmente necessário?

Bom, se você acha que não tem como pular carnaval sem confetes, existe uma forma bem simples de fazer confetes ecológicos: basta catar folhas caídas no chão e fazer bolinhas furando com um furador, ou se você não fizer questão que elas sejam redondas, basta cortar com uma tesoura mesmo (que é bem mais rápido!). Você pode pegar umas folhas verdes e outras amarelas e ter confetes de duas cores, brasileiríssimos! Ou se quiser mais cores, use flores caídas no chão! Essa pode até ser uma atividade bacana para fazer com as crianças na preparação para o carnaval!

Mas se você realmente não dispensa brincar com confetes e não quiser fazer os seus, de forma ecológica, pelo menos procure optar pelos de papel e jamais use os laminados! Os laminados são lixo puro, não são biodegradáveis e a chance de irem parar no mar é enorme, especialmente em bloquinhos de rua, bate um vento e logo tem milhares deles no mar.

Confete ecológico

Recapitulando e acrescentando o que nunca deve ser esquecido!

✔ Use Camisinha!
✔ Se beber não dirija!
✔ Xixi, só no banheiro!
✔ Leve seu copo e seu canudo!
✔ Gliter? Só biodegradável!
✔ Confete? Só biodegradável!
✔ Fantasia? Valorize o comércio local!
✔ Lixo é no lixo!
✔ Respeite a todos! Não, é não!

Vamos fazer deste um Carnaval Lixo Zero?

Gostou? Compartilhe!

Luiza Campello

Moradora do Morro das Pedras, local que escolheu para viver. Formada em Turismo e com especialização em Comunicação Estratégica. Apaixonada pelo contato com a natureza e todos benefícios que isso proporciona. Incansável na busca por uma vida mais saudável e sustentável. Administradora do site Sul de Floripa.
Fechar Menu