Iniciativa local: Conheça o Projeto DesPoluindo

Em meio à essa pandemia do Coronavírus aqui na região Sul de Florianópolis, logo começaram a surgir diversas iniciativas de arrecadação e distribuição de alimentos e materiais de limpeza para pessoas carentes. Mas logo se percebeu que, além dos pedidos de ajuda para alimentos, vinham muitas solicitações de doação de fraldas! Mães com bebês que simplesmente precisam de fraldas e estão “presas” à realidade de um sistema que cíclico, que exige recursos financeiros para comprar fraldas que geram lixo e mais lixo.

Um pouco do Problema das Fraldas

Olha que número enorme: estima-se que uma criança use, em média, 5.500 mil fraldas descartáveis. Tudo isso tem um custo e gera um montante de lixo difícil de ser encarado. E o mais “estranho” é pensar que há duas gerações atrás essas fraldas descartáveis, que tanto precisamos agora, nem existiam, tudo era feito de pano e lavado, não dependíamos dessa indústria.

Quem sabe não é esse o momento de “libertarmos” essas mães desse ciclo que consume recursos, custa dinheiro e gera lixo, para um ciclo bem mais sustentável? 

Foi com esse pensamento que a Luana Cavalari, moradora da Tapera elaborou um projeto e reuniu um grupo de mulheres aqui do sul da Ilha para a  arrecadação de recursos para a fabricação de fraldas ecológicas, de pano, para as mamães poderem interromper com esse ciclo de poluição e totalmente insustentável.  Conheça um pouco melhor o projeto:

Projeto DesPoluindo

Iniciativa local: Conheça o Projeto DesPoluindo 1Este projeto tem o ideal de resgatar a conexão com a natureza e apoiar quem mais necessita. Deixar de poluir o meio ambiente, e auxiliar mulheres e famílias de grupos sociais em vulnerabilidade social, através da confecção e de doação de absorvente e fraldas ecológicas. 

Deste modo, e considerando o momento em que estamos vivendo, estamos solicitando para quem puder, o apoio financeiro, ou qualquer outro tipo de apoio, para a compra de materiais para fabricação desses produtos ecologicamente corretos, os quais serão entregues à população vulnerável.

Para essa primeira etapa do projeto já contamos com uma doação de 400 fraldas ecológicas (a parte externa, que é impermeável), da empresa Nós e o Davi, aqui de Florianópolis, mas para o “recheio”, para fazer a absorção do xixi, ainda precisamos de pelo menos 88 metros de tecido Microfibra ou Microsoft.

📢 Se você possui toalhas velhas para doação, estamos precisando desse material, que é essencial para o enchimento das fraldinhas e absorventes. As doações deverm ser feitas perto do Fort Atacadista (Campeche). Entre em contato para saber a localização exata para as doações (17) 99113-1633.

📢 Se você é empresario, ou dispõe de recursos, solicitamos doações em dinheiro ou ainda em insumos. Vamos usar esses recursos para a compra dos tecidos internos e demais materiais necessários.

Dados bancários:
Banco do Brasil   |   Agência: 6920 5   |   Conta Corrente 28.301 0   |   CPF: 318.939.238 27   |   Luana Cavalari.
A prestação de contas de todos os depósitos está sendo feita pelo grupo de whatsapp.

📢 Se você é costureira e tem disponibilidade e queira colaborar na produção de fraldas e absorventes – chame no whataspp: (17) 99113-1633

📢 Se você quiser botar  mão na massa e/ou ajudar de qualquer outra forma, entre para o nosso Grupo no Whatsapp.

Essa crise nos trouxe a oportunidade de voltar ao uso de fraldas e absorventes de tecido e, assim, nos reconectar a um modo de fazer e viver sem descartes desnecessários – e ainda, pensar no outro – e no que temos feito para colaborar com a saúde da mãe Terra.

A natureza e as pessoas beneficiadas agradecem!
Para mais informações ou outros detalhes chame a Luana Cavalari, no Whatsapp (17) 99113-1633

Veja abaixo o vídeo

Gostou? Compartilhe!

Luiza Campello

Moradora do Morro das Pedras, local que escolheu para viver. Formada em Turismo e com especialização em Comunicação Estratégica. Apaixonada pelo contato com a natureza e todos benefícios que isso proporciona. Incansável na busca por uma vida mais saudável e sustentável. Administradora do site Sul de Floripa.
Fechar Menu