A COMCAP – Companhia Melhoramentos da Capital de Florianópolis é a autarquia é responsável pela coleta de resíduos sólidos e pela limpeza pública da Capital.

A Comcap movimenta cerca de 210 mil toneladas de resíduos sólidos por ano, sendo que no verão, a geração média de resíduos na Capital aumenta acima de 50% em relação ao mês de julho, por exemplo. Desse total, mais de 12  mil toneladas por ano são materiais recicláveis como papel, vidro, metal e plástico que a população separa para a coleta seletiva. Esse material é doado a 14 associações de triadores – a Associação de Coletores de Materiais Recicláveis (ACMR) é a maior delas e absorve mais da metade do material. A doação gera R$ 4,5 milhões/ano em renda para 842 pessoas direta e indiretamente na Grande Florianópolis.


Comcap tem 2 canais de comunicação bastante ativos,  o site da prefeitura e o facebook, por meio deles é possível ficar por dentro de alterações nas datas de coletas, greves, comunicados gerais e eventos.

Página da Comcap – Site da Prefeitura

Instagram da Comcap

Você sabia?

  • Você sabia que Floripa quer atingir a meta lixo zero até 2030?

Programa Florianópolis Capital Lixo Zero, visa incentivar a sociedade civil, a iniciativa privada e o poder público a não produção ou redução da geração e/ou, ainda, a valorização dos resíduos sólidos urbanos e sua reintrodução na cadeia produtiva.

  • Você sabia que a Comcap regularmente organiza oficinas de compostagem?

Fique de olho no Facebook da Comcap onde as oficinas costumam ser divulgadas.