O que você faz com o seu lixo?

Você sabia que Floripa quer atingir a meta lixo zero até 2030?

Programa Florianópolis Capital Lixo Zero, visa incentivar a sociedade civil, a iniciativa privada e o poder público à não produção ou redução da geração de lixo. O programa também  valoriza a reintrodução dos resíduos sólidos urbanos na cadeia produtiva, por meio de reciclagem e compostagem.

A campanha tem gerado bons resultados, confere só que bacana essa matériaReciclagem em Florianópolis aumenta 13%, com ganhos sociais de R$ 8 milhões

E olha só que bacana esse vídeo da Comcap publicado essa semana!

Como reduzir o lixo e colaborar nessa mudança?

1. Reciclar o que for possível

Muito do que se consome hoje em dia vem dentro de embalagens que podem e devem ser recicladas.
A Comcap passa com o caminhão da coleta seletiva uma vez por semana em todos os bairros do sul de Florianópolis. Tudo que você precisa fazer é separar o lixo reciclado e colocar para ser recolhido no dia certo. Veja aqui o dia que a coleta passa em cada bairro.

Você ainda não sabe o que pode ser reciclado? Confira aqui!

Para coleta específica de vidro, a Comcap tem alguns PEV – Pontos de Entrega Voluntária de Vidros, sendo 3 destes pontos no Sul da Ilha: no Campeche (no final da Avenida Pequeno Príncipe), no Parque Municipal da Lagoa do Peri e na Praia da Armação (no largo em frente à igreja). Veja aqui uma lista com todos os pontos de coleta de vidro da cidade.

Além da coleta seletiva da Comcap existem algumas iniciativas locais que recebem materiais reciclados, como por exemplo a Associação Comunitário do Morro das Pedras que recebe lacres de latinhas de alumínio, tampinhas plásticas e garrafas pet e em parceria com o Rotary Sul da Ilha, transforma isso em cadeiras de rodas para pessoas necessitadas. 🙂

Se você conhece outras iniciativas de reciclagem aqui no sul da ilha, manda para nós a dica por e-mail (contato@suldefloripa.com.br) ou whatsapp (48) 99188-4424.

2. Compostar o que for orgânico

Muito do que vai para o lixo, como rejeito, não é rejeito de fato, é resíduo orgânico! São restos de comida, cascas e materiais orgânicos que, em vez de irem parar em um lixão, poderiam simplesmente passar por um processo de compostagem e voltar para a natureza, virar terra de novo! Basicamente tudo que é orgânico deveria/poderia ser compostado. É possível fazer a compostagem em casa ou é possível contratar um serviço que coleta seus resíduos orgânicos, veja sobre isso mais abaixo! ⇩

3. Reduzir o consumo

Já ouviu a expressão “consumo consciente“? Ela está super na moda! Significa pensar, refletir e consumir somente aquilo que é preciso.

Gosto muito de uma prática bem simples: só comprar uma coisa quando você já precisou dela pelo menos 3 vezes. Ela praticamente reduz a zero as compras por impulso. Tente fazer com você mesmo!

4. Descartar os rejeitos adequadamente

Os rejeitos são aquilo que infelizmente não pode ser reciclado, nem compostado e vai ter que ir para o aterro. É a pegada negativa que vamos deixar no meio ambiente. 🙁
É muito difícil não produzir nada de rejeitos, mas é possível reciclar, compostar e fazer um consumo consciente, diminuindo ao máximo a quantidade de rejeitos, só depende de você!

O que for rejeito deve ser colocado em sacos plásticos para a coleta do caminhão da Comcap, nos dias que ele passa no seu bairro. Não deixe jogado no chão, coloque em lixeiras próprias para a coleta e fora do alcance de animais.

Conheça empresas que podem ajudar você para a compostagem:

Uma das atitudes mais bacanas que existe para quem se preocupa com a redução do lixo é fazer a própria compostagem dos resíduos orgânicos!

Aqui no Sul de Florianópolis, na Armação, existe uma empresa familiar que produz e vende minhocários caseiros para você fazer a compostagem de resíduos orgânicos dentro de casa! É a Minhocário Caseiroeles são nossos parceiros aqui do Portal Sul de Floripa! Além dos minhocários eles também vendem serragem, minhocas californianas e prestam todo um atendimento super especial, explicam tudo como funciona e ainda dão uma assessoria no acompanhamento do processo de compostagem. E se você acha que ter um minhocário em casa é nojento, dá cheiro ruim e atrai animais, você está bem enganado! As minhocas são umas fofas, não fazem mal algum, vivem lá na terra só fazendo o trabalho delas e transformando tudo que você descarta em terra fértil (um super adubo!). Se você deixar o minhocário fechado e colocar os resíduos certos, com uma boa quantidade de serragem, não dá nada de cheiro (só cheiro de terra molhada depois da chuva!). O importante é seguir corretamente as instruções. Ficou interessado ou tem alguma dúvida? Faz contato com o Alex,  do Minhocário Caseiro que ele explica tudinho para você.

Se você curtiu a ideia de reduzir o seu lixo e colaborar com o meio ambiente, mas não tem espaço ou não quer fazer a compostagem em casa, temos uma outra solução para você!

Também aqui no Sul de Floripa, existem empresas que fazem a compostagem do seu resíduo orgânico, como por exemplo a Composta.aí, mais uma parceira do Portal Sul de Floripa. Eles oferecem um serviço de coleta de resíduos alimentares, ou seja, nesse caso tudo o que você precisa fazer é simplesmente separar os resíduos em um local adequado e eles passam uma vez por semana para coletar e levar para a compostagem. Esse serviço é super importante, especialmente para quem tem restaurantes, pousadas ou outros empreendimentos que geram um grande volume de resíduos alimentares, mas eles também atendem a residências. Além do serviço eles vendem adubos orgânicos, provenientes do processo de compostagem, nutrientes que valem ouro para qualquer horta.

Dois Links para inspirar!

Atualmente existem milhares de pessoas fazendo blogs, canais do Youtube, Instagrans falando sobre esse tema de como reduzir lixo. Alguns muito bacanas, com ideias super criativas.
Vou deixar aqui dois links muito interessantes:

Blog Uma Vida Sem Lixo  |  @umavidasemlixo
Blog Casa Sem Lixo (de uma família aqui de Florianópolis!)  |  @casasemlixo

Vem mais conteúdo inspirador por ai!

Aqui no Portal Sul de Floripa estamos produzindo um suuuuper post repleto de dicas de atitudes e produtos alternativos encontrados aqui no Sul da Ilha, para quem quer reduzir não só o seu lixo mas quer ter também uma vida mais sustentável!

Uma Reflexão…

Uma reflexão muito básica é sobre o conceito de “jogar o lixo fora”, é fácil perceber que não existe “jogar fora”. Você apenas tira ele de um lugar e coloca em outro, fica tudo aqui, nesse planeta. Você tem responsabilidade sobre a destinação de tudo que você adquire.

Jogar Lixo Fora
Gostou? Compartilhe!

Luiza Campello

Moradora do Morro das Pedras, local que escolheu para viver. Formada em Turismo e com especialização em Comunicação Estratégica. Apaixonada pelo contato com a natureza e todos benefícios que isso proporciona. Incansável na busca por uma vida mais saudável e sustentável. Administradora do site Sul de Floripa.
Fechar Menu