Que tal experimentar uma pizza especial?

Acredite, diariamente são vendidas 1,7 milhões de pizzas no Brasil (segundo a Associação de Pizzarias Unidas). Pizzas são sem dúvida uma paixão nacional, mas nem sempre é fácil encontrar pizzas feitas por processos naturais.

O sul da ilha é um reduto de alimentação natural, slow, orgânica e vegana. E foi dentro desse cenário que conhecemos o pizzaiolo Augusto, morador do Sul da Ilha que há dois anos decidiu montar a Forneria Flor da Ilha.

Ela nasceu da minha paixão por combinar Fermentação natural e Natureza. Sempre busquei fazer um alimento de primeira qualidade, usando os recursos da própria horta“, revela Augusto Klaus Zucchetti, proprietário da Forneria Flor da Ilha.

Ele, junto com mais de 50 mil pizzarias espalhadas pelo Brasil, em tempos difíceis, foi exemplo de propósito, superação e criatividade. E segue firme se destacando cada vez mais.

Que tal experimentar uma pizza especial? 1
Meia Gralha Azul (molho vermelho artesanal levemente picante, muçarela especial, cebola caramelizada, nozes e gorgonzola) e Meia Rendeira (molho vermelho artesanal levemente picante, muçarela especial, rúcula, tomate seco e molho pesto) huuummm....

Não é fácil, mas quando se faz o que gosta, tudo fica mais prazeroso. Nascemos na Pandemia. Foram dias de foco, planejamento e dedicação para que o sonho de trazer um pedaço da Itália para o Brasil se tornasse realidade“, afirma.

Muitos apreciadores de uma bela e saborosa pizza dizem ser esse o alimento mais democrático e popular da cozinha, e justamente por poder alimentar várias pessoas, de vários gostos e num preço acessível.

Augusto não só concorda como ainda diz ser possível escolher o tamanho do disco e o que colocar em cima da massa para agradar muitos paladares com os mais variados sabores.

O diferencial da Flor da Ilha é a fermentação natural e a maturação de, no mínimo 48h, sem conservante. Além disso, ela é assada no forno a lenha“, explica o criador, gestor e preparador da lenha.

Que tal experimentar uma pizza especial? 2
Assada no forno a lenha!

Todo esse cuidado surgiu, inclusive, no momento de escolher um nome para o negócio e para as pizzas.
” O nome Flor da Ilha surgiu por fazer referência ao verde, a felicidade, o bem estar, o cheiro bom… E as pizzas ganharam nomes de pássaros nativos aqui da ilha” , confessa o criador da Forneria.

Segundo ele, as pizzas mais famosas entre os clientes são a Socozinho, a Gralha azul e Maria faceira.

A pizza considerada carro chefe, embora todas tenham excelente saída, é a Socozinho. E sua versão vegana contém:

  • Mussarela especial vegana
  • Shitake salteados com alho poró
  • Molho pesto vegano
  • Queijo provolone vegano
  • Molho vermelho da casa
Que tal experimentar uma pizza especial? 3
Socozinho: Molho de abobrinha da casa, muçarela especial, shitake salteado na manteiga com alho poró, molho pesto e queijo parmesão. Também disponível na versão vegana

As características principais de um pizza são o que fazem a identidade dela. Na Forneria Flor da Ilha, isso se revela da seguinte forma:

  • Massa sem açúcar e sem conservantes;
  • Fermentação Natural, com maturação mínima de 48h – (massa napolitana);
  • Molho vermelho 100% caseiro, sem açúcar e sem conservantes;
  • Assada a 400 graus em forno à lenha
  • Massa elástica e leve.

Bom atendimento e gestão são itens responsáveis por parte do sucesso de um negócio. Mas segundo alguns depoimentos de clientes da Forneria Flor da Ilha, outros fatores agregam muito o seu valor, como:
A energia e o amor como parte dos ingredientes da comida caseira, feita no forno a lenha. O sabor, a leveza e o fato de que sempre serão surpreendidos, positivamente.

Serviço

Para quem ficou interessado, a Forneria Flor da Ilha funciona de terça a domingo, das 18h às 23h.

  • Pedidos podem ser feitos no WhatsApp: (48)99814-6362.
  • Mais informações você encontra no @flordailhasul
  • O serviço é por delivery e atende,  especificamente, a região do sul da ilha, até o Porto da lagoa

Aniversariantes

Se quiser comemorar o seu aniversário com pizza, existe um desconto de 20% para os aniversariantes que façam o pedido via WhatsApp.

Curiosidades sobre a Pizza

» São Paulo está em segundo lugar quando se fala em consumo de pizza no mundo. Em primeiro está Nova Iorque.

» A pizza era um alimento de pessoas humildes do sul da Itália. No formato que é hoje, Nápoles é considerada seu berço.

» Historicamente, há quem diga que ela nasceu há seis mil anos, entre egípcios e hebreus. Outros estudiosos dizem que foram os gregos que produziram os primeiros discos de massas com farinha de trigo, arroz ou grão de bico.

» A pizza se tornou popular em 1889, pelo “primeiro pizzaiolo”, o padeiro de Nápoles chamado dom Raffaele Espósito, que estava a serviço do rei Umberto I e da rainha Margherita.

» A pizza chegou no Brasil pelos imigrantes italianos, ao bairro paulista do Brás e, após, 1950 conquistou todo o país.

» Dia 10 de Julho é comemorado o Dia a Pizza, mas para os apaixonados Dia de Pizza é todo dia.

» A Forneria Flor da Ilha, localizada no Sul de Floripa, é conhecida na região por oferecer pizzas com ingredientes de qualidade.

Farah Diba Albuquerque

Apaixonada por viagem e turismo, Farah Diba Albuquerque não é manezinha no DNA, mas mora em Floripa há quase 30 anos. Fez duas faculdades: Direito e Jornalismo. Mas assume que a vocação é ouvir histórias, entrevistar pessoas e escrever sobre o que vê e sente. Já morou em vários cantos do arquipélago da magia, mas foi só no Sul da Ilha que encontrou o que precisava para escrever seu primeiro livro. É nesse pacote *{natureza, história e espírito de comunidade}* que descobriu um dos presentes da terra. Jornalista do site Sul de Floripa.