Passaporte da Vacina, como vai funcionar

Segundo o decreto da Prefeitura de Florianópolis, publicado em 27 de outubro a partir de hoje, dia 16 de novembro de 2021, entra em vigor na cidade o Passaporte da Vacina e o Selo Local Seguro.

Entenda o que são, como vai funcionar essas novas medidas!

O que é o Passaporte da Vacina?

É uma medida da Prefeitura estabelecida por um decreto que torna obrigatória a apresentação de Comprovante de Vacinação em estabelecimentos e serviços pertencentes ao setor de eventos, tais como shows, feiras, congressos e eventos esportivos, com público superior a 500 pessoas.

Como o Passaporte da Vacina afeta meu dia a dia?

O Passaporte da Vacinação é apenas para quem participa desses grandes eventos, mas nesse mesmo decreto, a Prefeitura criou o Selo Local Seguro, que pode ser solicitado por qualquer estabelecimento comercial.

O que é o  Selo Local Seguro?

selo local seguro

É um “selo de segurança” que pode ser solicitado pelos empreendedores que queiram receber no seu estabelecimento apenas pessoas que já estejam totalmente vacinadas. O Selo Local Seguro é concedido pela Secretaria Municipal de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Florianópolis mediante o cumprimento de algumas regras.

Para obter o selo Local Seguro o empreendedor deve ACESSAR ESSE LINK e fazer a solicitação.

Como o Selo Local Seguro afeta meu dia a dia?

Com o Selo Local Seguro qualquer estabelecimento comercial que você costuma frequentar, como lojas, restaurantes, academias, que tenha solicitado o selo pode passar a cobrar o Comprovante de Vacinação para ingressar no local.

A melhor medida, a partir de agora, para não ser barrado em qualquer local, é andar sempre com um comprovação da vacinação na carteira!

Como é possível fazer a comprovação da vacinação?

A comprovação da vacinação poderá ser feita através do aplicativo “Conecte SUS” ou por plataformas integradas à sua base de dados para checagem, ou ainda, por meio de comprovante, caderneta ou cartão de vacinação impresso em papel timbrado emitido pela Secretaria Municipal de Saúde ou outras instituições governamentais nacionais ou estrangeiras que contenha o registro de aplicação.

O comprovante deve conter as DUAS DOSES das vacinas dos laboratórios Pfizer, Sinovac/Butantan/Coronavac ou Astrazeneca/Fiocruz ou da DOSE ÚNICA do laboratório Janssen.

A comprovação da vacinação completa é obrigatória para maiores de 18 anos. Para adolescentes de 12 a 17 anos a comprovação pode ser apenas da 1ª dose.

A medida se aplica para moradores e turistas.

Como obter o aplicativo Conecte SUS?

O aplicativo Conecte SUS é um aplicativo do Governo Federal e gratuito. Para obter acesse a loja de aplicativos do seu celular e busque por Conecte SUS. É preciso fazer um cadastro simples para acessar as informações registradas no aplicativo.

E se a vacinação não estiver registrada corretamente no Conecte SUS?

Muitas pessoas relatam que apesar de terem tomados as doses, elas não constam no aplicativo Conecte SUS. Caso isso aconteça o procedimento orientado pela prefeitura de Florianópolis é ACESSAR ESSE LINK para solicitar a correção ou inclusão de doses da vacina.

Posso plastificar a Carteirinha da Vacinação?

A recomendação do Ministério da Saúde é que ela não seja plastificada de forma definitiva, mas é importante que seja mantida em local seguro e seco. Uma possibilidade é colocar em uma carteirinha plástica, que ela fique protegida e carregar na carteira.