A AMOBICI – Associação Mobilidade por Bicicleta e Modos Sustentáveis de Florianópolis criou uma Petição Pública para cobrar do poder público a Revitalização da Ciclovia Expressa Sul.
Na petição a AmoBici pede à Secretaria de Infraestrutura do Estado de SC e a Prefeitura Municipal de Florianópolis que revitalizem o trecho de Ciclovia da Via Expressa Sul entre a saída do túnel Antonieta de Barros, no bairro Saco dos Limões, e o seu final, no encontro com a Rodovia João Nilson Zunino na Costeira do Pirajubaé, seja reformada e completada até o final de 2022. Esse pedido inclui os acessos e ciclofaixas alimentadoras:
1. O acesso de pedestres e ciclistas ao Túnel Antonieta de Barros – para o acesso seguro ao centro de Florianópolis.
2. A iluminação da ciclovia.
3. A reforma da “ciclocalçada” que segue pela SC-405 e 406 até o Rio Tavares.
4. Passarelas e travessias.”
Quem anda pelo local logo percebe que elas se encontram com buracos e obstáculos perigosos devido à falta de manutenção e a obras da CASAN. As fotos abaixo são um registro do Fabio Almeida do atual estado da Ciclovia.
Assine a petição pelo botão abaixo!
Além da petição online também estão sendo coletadas assinaturas lá na Ciclovia.
Conheça melhor o trabalho da AMOBICI no Instagram: @amobici.fpolis
Por Mais e Melhores Ciclovias
Andar de bicicleta não é só um esporte, é um meio de locomoção, lazer, saúde, confraternização com amigos e família. É um estilo de vida que faz as pessoas mais felizes, mais saudáveis e ainda ajuda na sustentabilidade da cidade.
Basta circular um pouco por Floripa para entender a importância da bicicleta da vida dos moradores. E haveria ainda mais ciclistas, se as pessoas se sentissem mais seguras para pedalar, sem precisar dividir os espaços das ruas com os carros e ônibus.
É fato que a prefeitura vem aumentando o número de ciclovias, mas não basta aumentar a quilometragem se elas não são eficientes, bem planejadas, conectadas e executadas em parceria com a comunidade.
A cidade precisa urgentemente de cada vez mais e melhores ciclovias, que atendam as necessidades de quem se desloca pela cidade seja por necessidade ou lazer. Espaços pensados e construídos com inteligência, de acordo com regras básicas e claro, é indispensável a manutenção daquelas que já existem!