Conheça a Escola do Futuro da Tapera

Na última segunda feira, dia 17 de fevereiro de 2020 foi inaugurada Escola Básica Municipal da Tapera – Escola do Futuro. Esse novo modelo de ensino traz na sua essência um novo modelo pedagógico que prepara os jovens para os desafios do mundo atual.

A escola oferece ensino em tempo integral para os anos iniciais e tempo parcial para os anos finais com proposta de projetos por adesão no contraturno.  A capacidade é atender 520 estudantes, sendo 420 estudantes do 1º ao 9º ano e 100 na modalidade Educação de Jovens, Adultos e Idosos – EJA.

A prioridade das matrículas foi para moradores da Tapera, que ainda não possuía um escola municipal para atender a demanda do bairro.  

A proposta da Escola do Futuro

O conceito da Escola do Futuro é evoluir a forma de ensino, criando inovações para que a proposta pedagógica possa acompanhar as mudanças do mundo e estimular o desenvolvimento de novas habilidades como empreendedorismo, educação socioemocional e senso crítico para olhar o mundo e criar soluções para os atuais problemas da comunidade do mundo.

Para preparar os jovens para o “futuro”, a escola oferece ensino em 4 linguagens: português, inglês, libras e linguagem digital/tecnológica. Além disso são oferecidos 11 projetos no contraturno para os anos finais.

Segundo a Diretora da Melize Daniel a Escola do Futuro funciona por meio de metodologias ativas, movimento maker, currículo STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), trabalharemos por projetos de pesquisa, onde o estudante é o protagonista tornando-se mais autônomo. Ainda segundo a diretora, nesse novo modelo “O professor deixa de ser o detentor do conhecimento e passa a ser o articulador e mediador contribuindo para a formação integral do estudante.”

A proposta é que as crianças e jovens possam fazer uma real conexão entre as aulas e a realidade. 

O espaço físico

O espaço físico é enorme! A construção, que fica na Rodovia Açoriana n° 1556, tem mais de 5.000 m². Os espaços são amplos, com acessibilidade, climatizados e equipados.

A infraestrutura conta com 12 salas de aula, sendo 5 salas para os anos iniciais e 7 ambientes didáticos para os anos finais.

Os ambientes didáticos são formados pelos laboratórios de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Línguas (Inglês/Libras), Ciências, Educação Física/Dança. Cada um dos laboratórios é equipado com tudo que for necessário para facilitar a aprendizagem, dessa forma os não é os professores que vão até as salas dos alunos, são eles que se deslocam entre cada um dos laboratórios, conforme a disciplina.

A infraestrutura da escola conta com 
 – Sala de apoio pedagógico
 – Sala de artes visuais
 – sala de música
 – Estúdio
 – Sala de tecnologias
 – Espaço maker
 – Biblioteca
 – Salas de leitura
 – Sala multimeios
 – Sala dos professores
 – Copa dos profissionais
 – Sala da radio escola
 – Sala de planejamento
 – Sala de direção e administração escolar
 – Sala da equipe pedagógica
 – Sala da EJA
 – Sala de atendimento
 – Secretaria escolar
 – Sala de fotocópia/almoxarifado
 – Ginásio de esportes com capacidade para 1.428 pessoas
 – Três quadras esportivas
 – Sala do grêmio estudantil
 – Refeitório com capacidade para 126 pessoas
 – Parque
 – Pátio interno e externo

O futuro da Escola do Futuro

Com certeza a comunidade aguarda em breve colher os frutos da nova escola!

Segundo a Diretora Melize a expectativa é poder “contribuir para a formação humana integral, superar os índices de alfabetização e despertar nos adolescentes o prazer pelo estudo“.

É  isso que nós do Sul de Floripa desejamos também! Muitos alunos apaixonados pelos estudos e pelos livros afinal, como diz nas paredes da própria escola “pássaros têm asas, pessoas têm livros”.

Que em breve tenhamos muitos novos jovens voando pela Tapera, pelo Sul de Florianópolis e pelo mundo, capacitados para conquistar qualquer espaço na sociedade.

Gostou? Compartilhe!

Luiza Campello

Moradora do Morro das Pedras, local que escolheu para viver. Formada em Turismo e com especialização em Comunicação Estratégica. Apaixonada pelo contato com a natureza e todos benefícios que isso proporciona. Incansável na busca por uma vida mais saudável e sustentável. Administradora do site Sul de Floripa.
Fechar Menu