7 dias de chuva em Florianópolis

Depois 7 dias de chuva constante e um final de semana de caos na cidade de Florianópolis a previsão para a semana é de ainda mais chuva ao longo dos próximos dias!

A chuva em Florianópolis começou dia 18 de janeiro e não parou mais! Durante a semana foram níveis aceitáveis, com alagamentos pontuais devido a um volume chuva mais intenso em um curto período de tempo. Mas, no final de semana a cidade se transformou em um caos, especialmente na região central onde diversas rua tiveram que ser fechadas e o prefeito declarou situação de emergência e pediu para a população ficar em casa. Houve ainda duas vítimas fatais de um deslizamento de terra no bairro Saco Grande.

Na segunda-feira de manhã aconteceu o rompimento de uma lagoa que recebe efluentes de estação de tratamento da Casan, na Lagoa da Conceição que interrompeu o trânsito na Av. das Rendeiras, via importante que une toda a porção leste da Ilha com a região central. E, no continente, houve a interdição da Via Expressa no sentido Ilha-Continente após deslizamento de terra na pista.

No Sul da Ilha também foram registrados alagamentos pontuais em ruas de praticamente todos os bairros, inclusive nas principais rodovias. Mas agora na segunda-feira a maior parte já está normalizada e há equipes da Prefeitura nas ruas, fazendo manutenções.

Previsão para os próximos dias

A Epagri/Ciram publicou que, para a região da Grande Florianópolis, a previsão para os próximos dias ainda é de chuva a qualquer momento, de intensidade moderada a forte em alguns locais. O solo permanece encharcado e com alto risco de deslizamentos nos próximos dias.

A previsão do tempo alerta sobre a aproximação de um ciclone tropical que atingirá o litoral de SC a partir de quarta-feira, trazendo ainda previsão de chuva (inclusive com ventos) até o próximo domingo!

A parte boa dessa história

Todo esse volume de água inevitavelmente traz prejuízos às pessoas e à cidade, que deverá passar por várias obras para reestruturação de pontos danificados pela água. Mas por outro lado é um alento para as lagoas do Sul da Ilha que sofreram com secas severas no ano passado.

A Lagoa da Chica, no Campeche, que quase secou por completo no último outono, felizmente está quase transbordando e repleta de vida! Inclusive, a vegetação está tomando conta da área da lagoa. Hoje quando estivemos lá havia uma abundância de pássaros por todos os lados, contamos mais de 10 espécies em um passeio rápido. 

7 dias de chuva em Florianópolis 1
Lagoa da Chica - Abril/2020
7 dias de chuva em Florianópolis 2
Lagoa da Chica - Janeiro/2021

E a Lagoa do Peri, na Armação, que também passou por um período crítico está de volta ao seu nível normal, inclusive próximo do seu limite máximo. Algumas áreas que antes eram praias de areia agora estão encobertas e as águas chegam até a mureta de contenção mais ao sul.

7 dias de chuva em Florianópolis 3
Lagoa do Peri - Junho/2020
7 dias de chuva em Florianópolis 4
Lagoa do Peri - Janeiro/2021

Mantenha-se seguro!

Durante a próxima semana, acompanhe a previsão de chuva e os informes da Guarda Municipal, Defesa Civil e Prefeitura de Florianópolis e procure se manter em segurança. 

Gostou? Compartilhe!