Na última segunda feira, dia 17 de fevereiro de 2020 foi inaugurada Escola Básica Municipal da Tapera – Escola do Futuro. Esse novo modelo de ensino traz na sua essência um novo modelo pedagógico que prepara os jovens para os desafios do mundo atual.
A escola oferece ensino em tempo integral para os anos iniciais e tempo parcial para os anos finais com proposta de projetos por adesão no contraturno. A capacidade é atender 520 estudantes, sendo 420 estudantes do 1º ao 9º ano e 100 na modalidade Educação de Jovens, Adultos e Idosos – EJA.
A prioridade das matrículas foi para moradores da Tapera, que ainda não possuía um escola municipal para atender a demanda do bairro.
A proposta da Escola do Futuro
O conceito da Escola do Futuro é evoluir a forma de ensino, criando inovações para que a proposta pedagógica possa acompanhar as mudanças do mundo e estimular o desenvolvimento de novas habilidades como empreendedorismo, educação socioemocional e senso crítico para olhar o mundo e criar soluções para os atuais problemas da comunidade do mundo.
Para preparar os jovens para o “futuro”, a escola oferece ensino em 4 linguagens: português, inglês, libras e linguagem digital/tecnológica. Além disso são oferecidos 11 projetos no contraturno para os anos finais.
Segundo a Diretora da Melize Daniel a Escola do Futuro funciona por meio de metodologias ativas, movimento maker, currículo STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), trabalharemos por projetos de pesquisa, onde o estudante é o protagonista tornando-se mais autônomo. Ainda segundo a diretora, nesse novo modelo “O professor deixa de ser o detentor do conhecimento e passa a ser o articulador e mediador contribuindo para a formação integral do estudante.”
A proposta é que as crianças e jovens possam fazer uma real conexão entre as aulas e a realidade.
O espaço físico
O espaço físico é enorme! A construção, que fica na Rodovia Açoriana n° 1556, tem mais de 5.000 m². Os espaços são amplos, com acessibilidade, climatizados e equipados.
A infraestrutura conta com 12 salas de aula, sendo 5 salas para os anos iniciais e 7 ambientes didáticos para os anos finais.
Os ambientes didáticos são formados pelos laboratórios de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Línguas (Inglês/Libras), Ciências, Educação Física/Dança. Cada um dos laboratórios é equipado com tudo que for necessário para facilitar a aprendizagem, dessa forma os não é os professores que vão até as salas dos alunos, são eles que se deslocam entre cada um dos laboratórios, conforme a disciplina.
A infraestrutura da escola conta com
– Sala de apoio pedagógico
– Sala de artes visuais
– sala de música
– Estúdio
– Sala de tecnologias
– Espaço maker
– Biblioteca
– Salas de leitura
– Sala multimeios
– Sala dos professores
– Copa dos profissionais
– Sala da radio escola
– Sala de planejamento
– Sala de direção e administração escolar
– Sala da equipe pedagógica
– Sala da EJA
– Sala de atendimento
– Secretaria escolar
– Sala de fotocópia/almoxarifado
– Ginásio de esportes com capacidade para 1.428 pessoas
– Três quadras esportivas
– Sala do grêmio estudantil
– Refeitório com capacidade para 126 pessoas
– Parque
– Pátio interno e externo
O futuro da Escola do Futuro
Com certeza a comunidade aguarda em breve colher os frutos da nova escola!
Segundo a Diretora Melize a expectativa é poder “contribuir para a formação humana integral, superar os índices de alfabetização e despertar nos adolescentes o prazer pelo estudo“.
É isso que nós do Sul de Floripa desejamos também! Muitos alunos apaixonados pelos estudos e pelos livros afinal, como diz nas paredes da própria escola “pássaros têm asas, pessoas têm livros”.
Que em breve tenhamos muitos novos jovens voando pela Tapera, pelo Sul de Florianópolis e pelo mundo, capacitados para conquistar qualquer espaço na sociedade.