Quais são as praias próprias para banho no Sul de Floripa?

Essa é (ou pelo menos deveria ser) uma preocupação para quem curte um bom banho de mar, afinal de contas a diversão é mais segura nas praias próprias para banho! Mas a boa notícia é que, aqui nas praias do sul de Florianópolis, poucos pontos demonstram resultados negativos na balneabilidade das águas.

No sul da Ilha são realizadas coletas em 17 pontos sendo que, atualmente 15 deles estão Próprios para Banho! Apenas 2 pontos de coleta tiveram resultados negativos na última coleta, realizada dia 22 de janeiro de 2020.

Pontos Impróprios para Banho:

  • Riozinho do Campeche, em frente à servidão Família Nunes (a coleta é feita no rio)

Obs: Para quem quiser tomar banho de mar nessa região o ideal é se afastar da foz do Rio. Há um outro ponto de coleta a apenas 100 metros ao sul da foz do Riozinho e esse ponto já costuma ter resultados positivos nas análises.

  • Foz do Rio Sangradouro, na Armação (a coleta é feita na foz do rio).

Obs: Por ser uma foz bastante assoreada e rasa as pessoas costumam atravessar a pé por dentro do rio para chegar na Praia do Matadeiro e muitas vezes é possível ver crianças brincando justamente na foz do rio! Então fica o alerta! A propósito, a 100m da foz há uma ponte pênsil que atravessa o rio, uma alternativa para quem não quer passar com os pés pela água não própria.

Praias Próprias para Banho

  • Praia da Base Aérea (Ponto 49) – A coleta é ao lado do trapiche
  • Praia da Tapera** (Ponto 48) – A coleta é no meio da praia
  • Praia do Ribeirão da Ilha (Ponto 47) – A coleta é em frente à praça
  • Praia da Caiacanguçú (Ponto 63) – A coleta é próxima ao nº 12.820
  • Praia da Solidão (Ponto 65) – A coleta é na Foz do Rio das Pacas
  • Balneário dos Açores (Ponto 93) – A coleta é em frente à rua Algas Marinhas
  • Praia do Pântano do Sul (Ponto 45) – A coleta é em frente à rua Abelardo Otacílio Gomes
  • Praia da Armação (Ponto 44) – A coleta é em frente à igreja da Vila
  • Praia do Caldeirão (Ponto 92) – A coleta é em frente à entrada do Parque da Lagoa do Peri
  • Lagoa do Peri (Ponto 74) – A coleta é em frente a sede do parque
  • Praia do Morro das Pedras (Ponto 91) – A coleta é na curva da SC 406, em frente ao restaurante.
  • Areias do Campeche (Ponto 90) – A coleta é em frente à rua Lomba do Sabão
  • Praia do Campeche (Ponto 35) – A coleta é em frente à Avenida Pequeno Príncipe
  • Praia do Riozinho (Ponto 75) – A coleta é no mar, 100 m a direita (sul) da foz do Riozinho
  • Praia do Novo Campeche (Ponto 89) – A coleta é em frente ao Posto Salva Vidas, fundos do CEEL

Ponto para ficar de olho:
**A Praia da Tapera apesar de no último resultado de coletas ter conseguido ficar Próprio para o Banho, é bom ficar de olho porque, eventualmente ela também aparece como imprópria. Quem costuma frequentar a praia da Tapera o ideal é acompanhar a evolução das coletas.

O órgão responsável por fazer a pesquisa da qualidade da água do mar para banho humano aqui no estado é o IMA (Instituto do Meio Ambiente de SC). No período do verão, de novembro a março as coletas são realizadas semanalmenteno resto do ano, de abril a outubro são realizadas uma vez ao mês.

» O IMA possui um site que mostra de forma atualizadas os resultados de cada coleta, veja aqui!

balneabilidade praias sul de floripa
Clique no Mapa e veja a balneabilidade atualizada de todas as praias de SC

Mas o que significa estar própria para banho?

Significa que há no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros em 80% ou mais, de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores.
A água fica imprópria para banho se houver mais de 800 Escherichia coli por 100 mililitros em uma das últimas 5 coletas ou se o resultado da última coleta for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.

E o que é esse tal Escherichia coli?

Escherichia coli (E. coli) é um grupo de bactérias que residem normalmente no intestino das pessoas saudáveis, elas fazem parte da nossa flora intestinal. No entanto, se alguns subgrupos dessas bactérias forem ingeridas ela são capazes de provocar infecções como Diarreia (desarranjos gastrointestinais), Cistite (inflamação da bexiga,  Meningite (inflamação das meninges), Sepse,  Peritonite (inflamação do peritônio) e outros problemas de saúde.

A medida da presença dessa bactéria na água é conhecida oficialmente como índice coliforme da água. Esse é um dos principais padrões usado no controle da higiene da água.

Gostou? Compartilhe!

Luiza Campello

Moradora do Morro das Pedras, local que escolheu para viver. Formada em Turismo e com especialização em Comunicação Estratégica. Apaixonada pelo contato com a natureza e todos benefícios que isso proporciona. Incansável na busca por uma vida mais saudável e sustentável. Administradora do site Sul de Floripa.
Fechar Menu