
“Memórias de pescador: tradição e resistência na Costeira do Pirajubaé” será apresentado gratuitamente pelo Cine Clube Pátria Grande, às 18h, na Pista de Skate da Costeira
O documentário “Memórias de pescador: tradição e resistência na Costeira do Pirajubaé” será a próxima atração do Cine Clube Pátria Grande. A exibição acontece neste sábado, 19 de setembro, às 18h, na Pista de Skate da Costeira do Pirajubaé, em Florianópolis.
Com 49 minutos de duração, o filme coloca no centro da narrativa os pescadores artesanais que atuam na Reserva Extrativista da Costeira do Pirajubaé (RESEX), criada em 1992 e reconhecida como a primeira reserva extrativista marinha do Brasil.
A produção utiliza relatos de vida e experiências dos pescadores para abordar as transformações provocadas pela expansão urbana e seus impactos sobre o território e o modo de vida da comunidade tradicional.
Memória, cultura e resistência
O documentário também registra conhecimentos transmitidos entre gerações e relacionados à pesca artesanal, culinária, costumes e tradições locais.
Os pescadores aparecem como protagonistas e guardiões desses saberes, relatando a herança familiar da atividade e os desafios para preservar seus modos de vida diante das mudanças ocorridas no território e das ameaças ainda enfrentadas pela comunidade.
A produção e o roteiro são de Morgani Guzzo e Inara Fonseca. A edição e o design da capa são de Elaine Schmitt, e a articulação com a comunidade ficou sob responsabilidade de Patrícia Martins.
Serviço
Evento: exibição do documentário “Memórias de pescador: tradição e resistência na Costeira do Pirajubaé”
Data: sábado, 19 de setembro de 2026
Horário: 18h
Local: Pista de Skate da Costeira do Pirajubaé
Duração do documentário: 49 minutos
Exibição: Cine Clube Pátria Grande
Seja Patrocinador do Sul de Floripa : 48 99201 4146
E-mail: [email protected]
VALORIZE NOSSO COMÉRCIO DO SUL DA ILHA
ZEN TELECOM – internet fibra ótica.
Cervejaria Refúgio – O sabor artesanal do Sul da Ilha
Dr. Gustavo Cima – medicina esportiva e terapia hormonal
DAVI COLCHÕES TERAPÊUTICOS – personalizados.
SUL DA ILHA DESENTUPIDORA – agilidade, preço justo.
MESUS CONSULTORIA – gestão de resíduos.
Audio Técnica e Rei da GPU – no Carianos
Studio Wash – Excelência em estética automotiva
Escola Peterson Boeira Surf e Bodyboard – aulas de surf em Florianópolis
Loira Hair – Salão de Beleza no Carianos
ANK Advogados – Direito Previdenciário, Trabalhista, Civil, Família e Consumidor
S’malteria Sul da Ilha – Manicure e Pedicure
Elisa Schmidt – Fisioterapia e Osteopatia em Florianópolis
ESPAÇO VALENA ESTÉTICA E PILATES – Campeche.
Delicias Caramelle – Café Colonial e Loja de Bolos
Evolution Barbearia – Campeche e Rio Tavares
Estúdio Meridia na Armação – Acupuntura e terapias integrativas
