Sul de Floripa

Comcap retoma serviços de coleta e limpeza pública

Finalmente, após quase 15 dias de sofrimento por toda a população, se encerrou hoje a greve da Comcap e os serviços de coleta de lixo já foram retomados!

Foi realizado um acordo e o Sintrasem (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis) irá pagar uma multa de R$ 100 mil pela greve, considerada ilegal, e pelas depredações do patrimônio público. Além disso, a lei que equipara direitos dos servidores da Comcap aos demais servidores municipais não será alterada.

A coleta de lixo vinha sendo feita por uma empresa terceirizada, mas que não tinha condições para a execução do serviço, e diversas ruas estavam sendo negligenciadas. Havia acúmulo de lixo por toda parte, com proliferação de baratas e ratos em locais mais críticos, sem contar o cheiro ruim!

Segundo notícia da Prefeitura:

A Coleta convencional será feita nos dias e turnos usuais. Seletiva será retomada assim que possível, já que efetivo está em força-tarefa de limpeza da cidade.

A Comcap vai informar quando será retomada a coleta seletiva de recicláveis secos, já que neste momento, todo pessoal e equipamentos estarão ocupados na força-tarefa de limpeza da cidade.

A Comcap pede a compreensão do usuário de só colocar novos resíduos na rua, bem embalados e em contentores para condomínios residenciais e de serviços, no dia e turno de coleta.

AQUI NO SUL DA ILHA a retomada imediata da coleta no padrão Comcap será nos seguintes bairros:

Hoje, na parte de manhã

  • Campeche (Morro das Pedras)
  • SC 406 (entre Armação/ Pântano), Solidão
  • Armação do Pântano do Sul, Morro das Pedras
  • Gerais do Sul da Ilha (roteiros de verão)

Na parte da noite

  • Trevo do Campeche até o Trevo do Erasmo e geral
  • Alto Ribeirão
  • Caieira da Barra do Sul e Ribeirão
  • Rio Tavares até o Trevo do Campeche

LIMPEZA PÚBLICA RETOMADA EM FORÇA-TAREFA

As equipes de limpeza pública da Comcap estão todas em operação já, com um reforço de 80 pessoas na manutenção das papeleiras (pequenas lixeiras de rua) no Centro e Continente. Já está em andamento força-tarefa de varrição e limpeza de orla. Na sequência, serão retomados serviços de roçagem e capinação.

Com esse reforço, devem ficar limpas ainda hoje as ruas de maior fluxo de pessoas no Centro e Continente. Nas bases operacionais descentralizadas, Norte, Sul e Leste da Ilha de Santa Catarina, pelo menos 210 empregados já estão atuando na limpeza das ruas e da orla.

Ecopontos e PEVs

A rede de Ecopontos da Comcap já está reaberta e ficará até às 19h. A rede de pontos de entrega voluntária (PEVs) de Vidro já está em manutenção. Os Ecopontos servem à entrega de materiais recicláveis até que seja restabelecida a coleta seletiva de porta em porta.