30 Dicas para dias frios, nublados e chuvosos!

Faltam poucos dias para o inverno de 2022 começar, mas bora combinar que ele chegou mais cedo? É cada frio, chuva e dia cinzento que a gente passa…

Essa época do ano, para quem gosta de ficar entocado, deve ser uma delícia trabalhar ou se divertir. Mas os praieiros, surfistas e andarilhos do Sul de Floripa devem estar recalculando suas rotas.

Pensando nisso, o Sul de Floripa resolveu ajudar as pessoas, que respiram e vivem melhor ao ar livre, a economizar os neurônios na busca pelo que fazer em dias frios, nublados e/ou chuvosos. Bora?!

E sim, não adianta ficar de cara amarrada, heim?

Negócio é ligar o botão do ‘flow’ e soltar a imaginação do que pode ser feito dentro de casa ou em ambientes fechados.

1- Assistir um filme/série

30 Dicas para dias frios, nublados e chuvosos! 1

Esse é meio que basicão. Alias, a gente faz em dia quente e ensolarado também. Quer dizer, a galera praieira só deve fazer isso quando o sol vai dormir, claro. Ou, talvez eles optem por um luau.

2- Cozinhar aquela receita salva no arquivo do celular

30 Dicas para dias frios, nublados e chuvosos! 2

Fala sério! Quantas receitas você já disse que iria fazer, que são poucos ingredientes, que é facinha… Deu, né?! Chegou a hora de aliviar essa lista de pendências culinárias. Quem sabe você se surpreende, pega ‘gosto’ e chama os amigos para uma jantinha especial.

3- Planejar suas férias

30 Dicas para dias frios, nublados e chuvosos! 3

Aqui, não tem um ser mortal que não tenha, literalmente, soltado ‘fogo pelas ventas’. Roteirizar o seu descanso, sendo você ou alguém que você contratou… Sério! Lembra da correria, em cima do laço, o dia das férias chegando e você ainda nem calculou seu orçamento? Aproveita o dia chuvoso e vai sentar com calma para planejar suas férias. Lista lugares legais, o que fazer no local, custos, etc… Juro que vai ser bem mais fácil, lá na frente.

4- Convidar alguém para tomar um café

30 Dicas para dias frios, nublados e chuvosos! 4

Já preparou sua mesa de casa para receber uma pessoa especial ou amigos, em dia de chuva? Pois é, são nesses momentos que muita gente ao seu redor pode estar esperando a sua iniciativa. Que tal sair da rotina e passar a abrir as portas para trocar energias e um papo bacana com alguém, num dia de chuva?

5- Inventar um drink novo

30 Dicas para dias frios, nublados e chuvosos! 5

Bebedores e bebedoras, assumidos. Com álcool ou sem? Sabia que preparar uma estação de drinks pode ser algo divertido e educativo? Conheço pessoas que são experts em drinks super difíceis de se fazer. Já preparou um drink especial? O mais bacana é que dá para incluir a família inteira. E sim, capricha nas frutas.

6- Visitar um museu ou uma biblioteca

30 Dicas para dias frios, nublados e chuvosos! 6

Não sei você, mas quando me deparo com parte da nossa história fico mais pensativa. Saber que antes da gente estar aqui, um monte de gente contribuiu para o que estamos usufruindo. Esse programa é bacana, até, para você convidar alguém para ir junto.

7- Se oferecer para visitar um lar de crianças ou idosos

30 Dicas para dias frios, nublados e chuvosos! 7

Sim, minha pessoa querida. Tem gente que adoraria trocar ideia com você. Já visitei lares de crianças e idosos e sobra gente querendo atenção. Quantas vezes você se ofereceu para ouvir ou divertir alguém, além dos seus?

8- Ir a um restaurante aconchegante

30 Dicas para dias frios, nublados e chuvosos! 8

Aqui, na região do Sul de Floripa, existem dezenas de lugares gostosos para se comer e ficar batendo papo. Já estive em alguns e ainda quero passar uma lista dessas para vocês. Investiga e se joga. Se for bom, já me passa a dica.

9- Ir ao Shopping

30 Dicas para dias frios, nublados e chuvosos! 9

Se você que gosta de fazer maratona pelos corredores de um shopping, hoje é dia. Um salve especial a esses criadores de lugares fechados com infinitas opções de compra, alimentação e lazer. No Sul de Floripa temos poucos, mas já estão chegando mais alguns.

10- Ir ao cinema

30 Dicas para dias frios, nublados e chuvosos! 10

Para os que não querem ficar no sofá assistindo série, e são viciados na pipoca ‘daquele’ shopping. Bora se aquecer e escolher um filme em cartaz que seja do nosso agrado… Eu, sou sim, apaixonada por cinema. E você?

11- Fazer artesanato

30 Dicas para dias frios, nublados e chuvosos! 11

Mão na massa ou na massinha. Ou no papel machê, ou na costura, ou no crochê, na argila, na caneca, no prato… Se a gente for falar de opções de artesanato precisamos de mais espaço. Com certeza. Já experimentou essa arte que permite criarmos objetos usando as mãos como o principal instrumento de trabalho?

12- Meditar

30 Dicas para dias frios, nublados e chuvosos! 12

Se nunca meditou, essa é a hora perfeita. Ainda mais se tiver o barulhinho da chuva… Já fez companhia para você, de forma consciente e entregue 100%?  Tem meditação de vários tipos: guiada, livre… E sim, nunca é tarde para começar a fazer companhia para a pessoa mais importante na sua vida. Você, né?!

13- Jogos de mesa ou vídeo-game

30 Dicas para dias frios, nublados e chuvosos! 13

Ok! Eu ainda uso a palavra vídeo-game, assim como curto Uno, Truco, Paciência, Banco Imobiliário, Stop, Resta 1, Quebra-cabeça, Mímica, Soletrando, Jogo do Sério… Ajuda aí! Você deve conhecer mais alguns jogos, de certeza…

14- Pintar um quadro

30 Dicas para dias frios, nublados e chuvosos! 14

Aqui está algo que, sério, todo mundo deveria fazer. Parabéns para os que já se entregaram a experiência de escolher cores e formas em cima de uma tela. E, para os que resistem, uma leve cutucada: essa atividade lúdica pode te revelar tons e movimentos que você ainda desconhece sobre a sua pessoa. Vai por mim!

15- Fazer yoga

30 Dicas para dias frios, nublados e chuvosos! 15

Tem na internet e tem ao vivo e a cores. Aqui no Sul de Floripa existe uma comunidade riquíssima de instrutores de yoga. E tem gente que pode te ensinar pelo celular, inclusive. Aproveita que tá sem fazer nada e faz uma aula de experimental. Vai que…

16- Começar um curso virtual

30 Dicas para dias frios, nublados e chuvosos! 16

Sim, tem curso gratuito em Harvard, na USP, no Sebrae… Não faltam opções em diversas áreas. E posso te sugerir um? Já ouviu falar de Soft Skills? Calma, é só o termo em inglês, mas dá uma pesquisada aí, que garanto que você não vai pensar duas vezes em se entregar nessa jornada de autodesenvolvimento. Afinal, quem deseja continuar agindo como na época das cavernas?

17- Escrever

30 Dicas para dias frios, nublados e chuvosos! 17

Ô dia bom para escrever! Tá frio, nublado e chuvoso? Escrevo até com lápis. Aliás, nesse exato momento, estou escrevendo essa matéria com um super casado, ao som da chuva e com o dia da cor que era o cabelo da minha vó. Você já tentou encarar uma folha branca e colocar um pouco de você ou do que você pensa nela? Já registrou um sentimento ou acontecimento com as suas palavras? Sabia que esse exercício de auxilia no autoconhecimento e ainda fortalece sua identidade?

18- Fazer vídeos

30 Dicas para dias frios, nublados e chuvosos! 18

Ok! Existem os envergonhados e os que se autocriticam, em demasia. Mas quer saber? Se você não fosse publicar sua produção em vídeo, você arriscaria fazer um para você mesmo? E seria sobre o quê? Você? Seus filhos? Uma comida? Seu trabalho? Um poema? Ou suas mãos digitando um texto? Fica a sugestão para você criar, produzir e dirigir um filme caseiro. Pode ser de um minuto, o importante é você começar. O mínimo que pode acontecer é você ver se tem sido o personagem principal da sua história pessoal, dentro e fora de casa.

19- Editar fotos

30 Dicas para dias frios, nublados e chuvosos! 19

Garanto que seu celular deve ter ‘trocentas’ fotos e você nem precisa de metade delas. Que tal escolher algumas bacanas para tratar e imprimir? Será que sua casa não está precisando de mais imagens suas em momentos que você está feliz ou agradecido?

20- Cantar

30 Dicas para dias frios, nublados e chuvosos! 20

Tem Karaokê no celular, heim? Não tem desculpa. Aliás, tem até aplicativo que grava sua cantoria e ainda corrige seus tons. Sim, quem canta seus males espanta, ou seja, quantas vezes por semana você solta o vozeirão? Ah! Você tem vergonha do vizinho… Entendi! Bom, se ele não está pagando o seu aluguel ou a sua luz, não vejo razão para seguir silencioso. Fora os horários de silêncio, que tal começar com um Figaroooooo?!

21- Dançar

30 Dicas para dias frios, nublados e chuvosos! 21

Se você não animar a máquina que carrega você para cima e para baixo, certeza que ela vai inflamar e ficar ‘crocante’. Ou você ainda não ouviu um ‘crack’ na hora que tenta soltar a ‘cadeira’ para um lado e para o outro? Sério! Faz a sua playlist, chama filha ou sobrinha adolescente cheia de coreografia do tic toc e se joga. E nem preciso citar os inúmeros benefícios da dança, tá?!?

22- Dar um ‘up’ na casa

30 Dicas para dias frios, nublados e chuvosos! 22

Bora mudar os móveis de lugar? Quem não tem móvel embutido tem essa flexibilidade em poder recriar os espaços da casa. Eu mesmo, tem dias que o ‘boy’ chega e quase solta a chave do carro em cima da tv. – Nãooo querido, a mesinha da sala agora tá aqui.

23- Visitar as caixas de memórias

30 Dicas para dias frios, nublados e chuvosos! 23

Momento ‘arquivo confidencial’ Que tal revisitar aquelas malas, caixas ou armários que estão fechados há mais de um ano? Te garanto que vai ser uma excelente oportunidade para lembrar coisas boas e, quem saber, colocar algo para reciclagem.

24- Conhecer uma empresa local

30 Dicas para dias frios, nublados e chuvosos! 24

Quando foi a última vez que você visitou a nova loja do bairro? Você investe na economia local? Sabia que quando você apoia o pequeno empreendedor toda a região cresce. Pense nisso. Aliás, não pense, aja. Pegue o casaco, o guarda-chuva e visite os novos negócios da sua região. Essa é outra dica que preenche seu tempo e, no final, ganha todo mundo.

25- Escalda pés

30 Dicas para dias frios, nublados e chuvosos! 25

Água morna num bacia com um chá, da sua escolha. Se quiser, coloca gotinhas de óleo essencial ou uma das opções de preparados prontos para esse ritual delicioso. Os benefícios? Vai fazer coleguinha, vai.

26- Massagem

30 Dicas para dias frios, nublados e chuvosos! 26

Automassagem, troca de massagem, não importa. Massegear o corpo é um presente que todo ser humano deveria receber. Hoje, posso falar de carteirinha, o relaxamento que provoca reverbera por dias no nosso corpo. E nosso astral fica leve e super animado. Pode crê!

27- Roda de conversa

30 Dicas para dias frios, nublados e chuvosos! 27

Passa a mão no whatsapp e cria um grupo chamado: “Pra comer e beber junto”, adiciona as pessoas que você gosta e deixa o povo se animar com a atração principal. Claro, você e seu sorriso largo. Com certeza, alguém vai querer passar frio ou escutar o barulho da chuva junto.

28- Skincare

30 Dicas para dias frios, nublados e chuvosos! 28

Pode ser em dupla, em família ou só com a sua presença, não importa. Importa fazer aquela esfoliação de respeito e seguir com aquele roteiro top de autocuidado com a pele. E olha, não vale só o rosto, heim?! Tem pele pelo corpo inteiro. Se liga!

29- Fazer horta dentro da casa

30 Dicas para dias frios, nublados e chuvosos! 29

Aqui, vou ser bem direta. É fácil, pois tem vários sites dando dicas. Basta disposição. Você pode embelezar sua casa, plantar temperos que serão úteis e pode ir mais além, se quiser. Pesquisa e se desafia em algo novo.

30- Ler um livro

30 Dicas para dias frios, nublados e chuvosos! 30

Por último, e não menos importante, ler. E aqui citei livro, mas pode ser revista, artigo, TCC, projeto de pesquisa, jurisprudência… Você não imagina como seus neurônios agradecem quando você decide atualizar ou inovar o seu vocabulário, pensamentos e argumentos. Todo mundo sai ganhando, principalmente quem lê.

Farah Diba Albuquerque

Apaixonada por viagem e turismo, Farah Diba Albuquerque não é manezinha no DNA, mas mora em Floripa há quase 30 anos. Fez duas faculdades: Direito e Jornalismo. Mas assume que a vocação é ouvir histórias, entrevistar pessoas e escrever sobre o que vê e sente. Já morou em vários cantos do arquipélago da magia, mas foi só no Sul da Ilha que encontrou o que precisava para escrever seu primeiro livro. É nesse pacote *{natureza, história e espírito de comunidade}* que descobriu um dos presentes da terra. Jornalista do site Sul de Floripa.