14 lugares para descobrir o Sul de Floripa com as crianças

Houve um tempo que para fazer um passeio bacana em família, que não fosse praia e trilhas, era preciso sair do Sul da Ilha em direção a bairros mais centrais, ou à região da Lagoa. Mas de alguns anos pra cá isso tem mudado, e com uma velocidade impressionante.

Hoje conseguimos fazer muitas coisas atividades aqui “pelo suli”, com uma diversidade de opções para o dia, a noite, o sol e a chuva. Olha só, conseguimos reunir aqui 14 lugares diferentes para você aproveitar com as crianças!

Para ajudar na escolha, organizamos a lista em três categorias: parque e movimento; comer, beber e curtir; praia e natureza.

Esperamos que gostem e se inspirem para desvendar o Sul de Floripa com as crianças!

PARQUE E MOVIMENTO

1. Lagoa da Chica

Tombada pelo patrimônio paisagístico da cidade, a Lagoa da Chica é um espaço com parquinho, pista de caminhada, trapiche, bancos e academia ao ar livre. A lagoa em si não é adequada para banho, mas seu entorno é rodeado de natureza, onde é possível observar diversos animais. Um passeio para fazer um piquenique, brincar em meio à natureza e gastar energia.

Endereço: Beco da Chica, 63 – Campeche (ao final da Rua Corticeiras)

2. Parque Infantil da Lagoa Pequena

Esse mini parque fica em um deque sobre a Lagoa Pequena, na beira da Avenida Campeche. É mais recomendado para crianças menores. Possui balanços, escorregador, gangorra e uma vista maravilhosa para a Lagoa. Adultos e crianças maiores costumam mergulhar por ali nos dias quentes. Vale o passeio pela calçada até lá, especialmente se for de bicicleta ou a pé.

Endereço: Avenida Campeche, s/nº (em frente ao Sufocos Bar e Restaurante)

COMER BEBER E CURTIR

3. Espaço Multicultural & Food Park Quintal de Casa

Aberto normalmente a partir do final da tarde, o Quintal de Casa é um foodpark com muitas atividades para as crianças. Tem slackline, caixa de areia, tecido de circo e ainda uma área kids com cama elástica e diversos brinquedos diferenciados (essa área é paga a parte). Nos finais de semana, abre mais cedo e eventualmente tem recreação e eventos especiais. Sempre uma programação diferente de música ao vivo. Adultos e crianças de divertem!

Endereço: Av. Campeche, 2860 – Campeche
Atendimento: Diariamente das 18h às 23h; sextas, sábados e domingos fecha às 24h. Não abre nas terças.

4. London Restaurante

Atualização: teve suas atividades encerradas em junho/2020. 🙁

5. MULTI Open Shopping

Tem cinema, brinquedoteca, livraria, opções de alimentação diferenciadas. Frequentemente promove eventos gratuitos para toda a família.

Endereço: Rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, 3339 – Rio Tavares}
Atendimento: Diariamente das 10h às 22h;  domingos e feriados das 14h às 20h.

6. Dri & Dani Café e Delícias

Para os adultos, um espaço aconchegante com comidinhas deliciosas para saborear, bater um papo e até arriscar ler um livro. Para as crianças, ar livre, parquinho, natureza, livros, casinha de boneca e uma família de galinhas!

Endereço: Av. Pequeno Príncipe, 1121 – Campeche (anexo à Floricultura Vandresa)
Atendimento: aberto de segunda a sábado, das 10h às 20h30. Não abre nos domingos.

COMER BEBER E CURTIR

7. Praia da Caiacanga

Num dos pontos mais ao Sul da Ilha fica uma praia de água calma, limpa, areia branquinha e muita sombra de amendoeiras, típicas da nossa costa. A praia sem ondas é ideal para crianças e adultos nadarem tranquilamente sem preocupação com ondas e repuxo. Ideal para ser visitada em qualquer época do ano.

Endereço: Rodovia Baldicero Filomeno, logo após o Ribeirão da Ilha. Não é permitido estacionar nas servidões, portanto deixe o carro na via principal.

8. Lagoa do Peri

Na Lagoa do Peri há uma área arborizada, com sombra e areia, remete a uma praia de águas muito calmas. É comum ver famílias fazendo piqueniques à beira da lagoa e nas mesas espalhadas pela área. Ideal para nado livre e a prática de esportes como caiaque e stand up paddle (que podem ser alugados no local). Tem parquinho, restaurante e uma trilha de madeira que leva até a beira da água (ideal para carrinhos e cadeira de rodas).
O Parque Municipal da Lagoa do Peri possui diversas trilhas ecológicas, com diferentes níveis de dificuldade. Trilha da Restinga é a mais indicada para crianças. Ela segue em direção à Praia da Armação por um terreno plano e arenoso, bem acessível aos pequenos. Se achar que as trilhas são muito longas para as crianças pequenas, você pode fazer somente uma parte delas. Lembre-se, o que vale na trilha com crianças é o caminho, não a chegada.

Endereço: Rodovia Francisco Thomaz dos Santos, nº 3150 – Morro das Pedras

9. Projeto Lontra

O projeto desenvolve estudos científicos sobre as lontras e recebe turistas em duas modalidades: em visitas guiadas voltadas à educação ambiental; e turismo de conservação, onde o turista pode participar como ecovoluntário. O ponto alto do passeio é o horário de alimentação das Lontras, que ocorre geralmente no período da tarde.

Endereço: Rua Euclides João Alves, s/n – Armação do Pântano do Sul
Atendimento: Aberto para visitação de segunda a sexta das 8h às 10h e 16h às 18h.
Sábados, domingos e feriados, somente com agendamento prévio: (48) 3237-5071

10. Trilha de Naufragados

A trilha para a Praia de Naufragados tem cerca de 1,2km, é bem marcada e arborizada, com pequenos riachos onde podemos nos refrescar. O início da trilha é bem inclinado, porém de modo geral pode ser feita por crianças de diversas idades. Normalmente leva-se entre 45 minutos a 1 hora para chegar à praia. Naufragados fica em área de preservação e o mar é de ondas médias a altas. Não tem muita infraestrutura de alimentação e banheiros, portanto é importante ir prevenido, levar água, lanches leves e proteção para o sol. A trilha inicia no final do rodovia, onde há alguns estacionamentos para deixar o carro.

Endereço: Final da Rodovia Baldicero Filomeno, na Caeira da Barra do Sul

11. Praia da Solidão e trilha do Saquinho

A praia da Solidão é o último ponto ao Sul da Ilha (na porção leste) onde é possível chegar de carro. A praia tem 500m de extensão e o mar é agitado. Partindo de um dos costões há a trilha da Praia do Saquinho. Bem sinalizada, apesar da sinalização artesanal, a trilha é ideal para crianças maiores e tem duração de aproximadamente 30 minutos. A chegada à Praia do Saquinho vale todo o esforço! Tanto a Solidão quanto a praia do Saquinho têm pouca ou nenhuma estrutura (poucos restaurantes na alta temporada), portanto é importante levar água, lanches leves e proteção para o sol.

Endereço: Estrada João Belarmino da Silva s/nº – Pântano do Sul

12. Praia dos Açores

Mar com água limpa e fria, com pequenas ondas para praticantes de surfe iniciantes ou para “pegar jacaré”. Com muita vegetação preservada à sua volta longa, integra uma faixa de areia dividida entre as praias do Pântano do Sul, dos Açores (ao centro) e da Solidão. É possível subir as dunas para admirar a vista da praia ou praticar esportes, como sandboard. Como é uma praia mais afastada, fica menos lotada na alta temporada, ideal para as crianças brincarem com tranquilidade.

Endereço: Rua das Esmeraldas, s/nº – Pântano do Sul

13. Praia da Armação, Ponta das Campanas e Trilha para o Matadeiro

A praia da Armação é multifacetada. Você pode ir e curtir a praia, a partir do largo em frente à Igreja de Santana. Também vale uma caminhada no calçadão à beira-mar – são cerca de 600 metros. Outra opção é seguir pelo trapiche e atravessar a pontezinha em direção à Ponta das Campanas, um extenso gramado com uma vista de tirar o fôlego. Ou então explorar a trilha em direção à Praia do Matadeiro – e, claro, curtir uma das mais belas praias da ilha. A Praia da Armação é o principal ponto de onde saem os barcos para a Ilha do Campeche, passeio que também vale a pena, especialmente no verão.

Endereço: final da Avenida Antônio Borges dos Santos – Armação

14. Praia do Pântano do Sul

Possui uma extensa faixa de areia, mar agitado e normalmente gelado. Uma das comunidades pesqueiras mais tradicionais da Ilha resiste em seu entorno. Os restaurantes tradicionais são um passeio à parte. Com sorte, nos meses de outono e inverno você e as crianças conseguirão acompanhar e até ajudar num arrastão de tainha. A faixa de areia chega a ter 100 metros em alguns pontos. À esquerda da praia, o Morro do Cemitério protege a praia da ação do vento. Ali, o mar é mais calmo e ganha profundidade aos poucos – perfeito para crianças e idosos.

Endereço: final da Rua Abelardo Otacílio Gomes – Pântano do Sul

Gostou? Compartilhe!

Denise Ferreira e Renata de Sa Juglair

Denise Ferreira é mãe do Ben e da Ana Rosa; Renata de Sá Juglair é mãe do Theo e da Laura. Juntas, são editoras do portal Floripinhas (floripinhas.com.br), que desde 2014 divulga a programação cultural infantil da cidade. Moradoras do Ribeirão da Ilha e do Campeche, respectivamente, conhecem bem as dores e as delícias de curtir o sul da ilha com as crianças.
Fechar Menu