Na última quinta-feira (7), às 17h, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) promoveu o lançamento do livro O Ressoar das Vozes: Encontros e retomadas ancestrais. A cerimônia ocorreu na sede do Campus I, no Bairro Itacorubi, em Florianópolis, e contou com atividades culturais no Centro de Artes, Design e Moda (Ceart), seguidas de um coffee break no Centro de Educação a Distância (Cead).
A obra é fruto do grupo de estudos indígenas do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da Udesc e destaca a importância de preservar e valorizar os saberes ancestrais. O evento foi descrito pelos organizadores como “um momento de valorização e reflexão sobre as vozes e saberes indígenas, celebrado com apresentações culturais”.
Com uma coletânea escrita por 11 autores, incluindo a escritora Martha de Lima, o livro resulta de encontros híbridos realizados ao longo deste ano. O foco dos estudos esteve na obra e nos audiovisuais Oboré: quando a Terra fala, um registro histórico de um encontro entre sete etnias indígenas de diferentes regiões do Brasil.
“O Ressoar das Vozes reúne representantes indígenas em momentos de total abertura ao diálogo, emergindo do local para o global, do território para o planeta, dos povos originários para a civilização planetária atual”, afirmam os autores.
Os escritores que contribuíram para a obra são: Ariane Landa, Elias de Lima, Escaley Alves Gisely, Moura Argôlo, Jade Bustos, Julia Schardong Veiga, Letícia Couto, Maria Eduarda Corrêa, Martha de Lima, Thayssa Rodrigues de Almeida e Saile Moura Farias. O livro foi publicado pela Editora Saberes da Mata.
Martha de Lima, uma das autoras, explicou que a coletânea surgiu durante os encontros do Grupo de Estudos Indígenas no Neab/Udesc. “Iniciamos em março e terminamos em julho de 2024. A ideia inicial era publicar os resumos dos diálogos em um e-book, mas a riqueza dos textos e o pertencimento de todos os envolvidos motivaram a criação de uma obra impressa”, contou.
Ela destacou a colaboração entre acadêmicos, profissionais da Udesc, e parceiros externos, formando um coletivo que transformou a proposta inicial em um livro físico. “Fomos todos desafiados a fazer acontecer. E fizemos! Cá estamos ressoando vozes ancestrais”, concluiu Martha.
A obra reflete a riqueza dos diálogos e a diversidade de presenças que marcaram o projeto, unindo acadêmicos e indígenas em uma jornada de aprendizado e troca de saberes.
SUGESTÃO DE NOTÍCIA: 48 99201 4146
E-mail: contato@suldefloripa.com.br
VALORIZE NOSSO COMÉRCIO DO SUL DA ILHA
ZEN TELECOM – internet fibra ótica.
DAVI COLCHÕES TERAPÊUTICOS – personalizados.
DELÍCIAS DA DY – comida caseira.
SUL DA ILHA DESENTUPIDORA – agilidade, preço justo.
ALEMÃO LATARIA E PINTURA – no Carianos.
CICLE CAMPECHE – Oficina e aluguel de bike.
ESPAÇO VALENA ESTÉTICA E PILATES – Campeche.
ECO MATERIAIS ECOLÓGICOS – Rio Tavares.
MC MECÂNICA DE CARROS – especializada.
T-ZEUS 30 – revigora os homens.
RUNNER CLUBE DE BENEFÍCIOS – proteção veicular.
POUSADA SOLRISO – ao lado do aeroporto.
MESUS CONSULTORIA – gestão de resíduos.
Megatech Manutenções – serviço especializado