Sul de Floripa

Tribuna Livre debate instalação de quartel da PM no Sul da Ilha e celebra 40 anos do MST em SC

Tribuna Livre debate instalação de quartel da PM no Sul da Ilha e celebra 40 anos do MST em SC 1

O primeiro, apresentado por meio do Requerimento n. 651/2025 da vereadora Carla Ayres (PT), tratou da reivindicação da comunidade do Campeche pela instalação de um quartel da Polícia Militar no Sul da Ilha. Representando o Conselho Comunitário do bairro, Maicon Colombo reforçou o pedido.

“O nosso grupo é formado por mais de 20 pessoas de diferentes bairros do Sul e Leste da Ilha. Já realizamos diversas reuniões com vereadores, deputados estaduais e federais, além de outras autoridades. Aqui na Câmara, temos a promessa de uma proposta junto à prefeitura para investir R$ 1,5 milhão nesse projeto”, afirmou.

A iniciativa é uma luta antiga do vereador Josimar Pereira (Mamá – União Brasil) e do presidente da Câmara Municipal, João Cobalchini (MDB). O avanço tem sido possível graças à união de esforços e recursos, entre eles a devolução de valores do Legislativo, emendas parlamentares dos deputados Sérgio Motta (estadual) e Valdir Cobalchini (federal), além do apoio da ACIF, que se comprometeu a colaborar com o custeio de parte do equipamento. A prefeitura também já disponibilizou o terreno para a construção da sede.

O segundo tema da sessão foi a celebração dos 40 anos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Santa Catarina, a partir do Requerimento n. 340/2025, de autoria do vereador Leonel Camasão (PSOL). Representando o movimento, o assentado do acampamento Anita Garibaldi, Vilson Santin, relembrou a trajetória do MST no estado.

“Nós fundamos o MST nacionalmente em janeiro de 1984 e, ainda naquele ano, criamos o movimento em Santa Catarina. Em janeiro de 1985, participamos do primeiro Congresso Nacional do MST, em Curitiba, que tinha como lema ‘terra para quem nela trabalha’ e ‘sem reforma agrária não há democracia’. Foi lá que definimos nossa tática de luta: a reforma agrária só é possível com ocupação”, destacou.

Santin também ressaltou os principais objetivos do movimento. “A reforma agrária tem uma grande missão. A primeira é democratizar a terra. No Brasil, isso só é possível enfrentando o latifúndio. Não dá para fazer feijoada sem feijão, nem omelete sem quebrar os ovos. A segunda missão é produzir alimentos saudáveis, comida de verdade”, completou.

Seja Patrocinador do Sul de Floripa : 48 99201 4146
E-mail: [email protected]

VALORIZE NOSSO COMÉRCIO DO SUL DA ILHA
ZEN TELECOM – internet fibra ótica.
DAVI COLCHÕES TERAPÊUTICOS – personalizados.
SUL DA ILHA DESENTUPIDORA – 
agilidade, preço justo.
ALEMÃO LATARIA E PINTURA –
no Carianos.
CICLE CAMPECHE –
Oficina e aluguel de bike.
POUSADA SOLRISO – ao lado do aeroporto.
MESUS CONSULTORIA – gestão de resíduos.
Centro Automotivo Vale do Sol – Oficina Mecânica e Elétrica
Chop no Sul da Ilha é Patrem – Só pedir
Seu Zé Burger – Hamburgueria do Ribeirão da Ilha
Audio Técnica e Rei da GPU – no Carianos
Megatech Manutenções – serviço especializado
Rick Massoterapia – massagem a domicilio
Magia Café Cestas e Presentes
Vidraçaria Passos – Todo o Sul da Ilha
Dra Kim Duarte – Médica de Família e Comunidade
Studio Wash – Excelência em estética automotiva