Termina neste sábado (6/4) a fase arquidiocesana da causa de beatificação e canonização do Promotor de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) Marcelo Henrique Câmara. Agora, a documentação segue para a etapa romana, no Vaticano. A fase será encerrada por uma solenidade que ocorrerá às 16 horas na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, no bairro Ingleses, em Florianópolis.
A solenidade envolverá dois momentos. Na primeira parte, haverá uma sessão do Tribunal Eclesiástico com a conclusão dos trabalhos do inquérito diocesano da causa, em que serão selados os autos que seguirão para a análise na fase romana. Após, será celebrada uma missa em ação de graças aos frutos da causa de beatificação e canonização. A solenidade será presidida pelo arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, e contará com a presença de autoridades eclesiásticas e civis.
O processo
A primeira fase começou em 2020 e foi constituída pela abertura do processo no Tribunal Eclesiástico. Houve apurações, entrevistas e a coleta de testemunhos que atestaram a notoriedade do Promotor de Justiça de acordo com os valores da Igreja Católica. O processo envolve o levantamento de diversas informações relativas à vida de Câmara, sua postura em relacionamento com as pessoas e retidão dentro dos conceitos da Igreja Católica, além da admiração de pessoas que conviveram com o Promotor em diferentes momentos de sua vida.
Os dados recolhidos seguem para a análise de especialistas no Dicastério para as Causas dos Santos, no Vaticano. Se a avaliação for positiva, haverá uma recomendação para que o Pontífice da Igreja Católica conceda a Marcelo Câmara o título de venerável. Caso isso ocorra, o Promotor de Justiça estará em condições de ser beatificado. Após, para que o processo de beatificação seja concluído, será necessária a comprovação de um milagre atribuído a ele. Na sequência, um novo milagre precisará ser comprovado para que Marcelo Câmara seja canonizado e receba o título de santo da Igreja Católica. Não há prazo estabelecido para a conclusão do processo.
Marcelo Câmara morreu aos 28 anos, em 2008, devido a complicações de um câncer. Antes de ingressar no Ministério Público de Santa Catarina, foi professor substituto da Universidade Federal de Santa Catarina e professor nos cursos de Direito do Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis e da Faculdade Santa Catarina.
VALORIZE NOSSO COMÉRCIO DO SUL DA ILHA
ZEN TELECOM – internet fibra ótica, ultrarrápida com 1 GIGA de velocidade
HAIN ALUMÍNIO E VIDRAÇARIA – portas, janelas, box para banheiro, portões, teto solar e muro de vidro.
MM TECH – segurança e tranquilidade para sua família ou sua empresa.
SUSHI IN CASA DELIVERY – Combo de sushi com preço especial.
DAVI COLCHÕES TERAPÊUTICOS – cuide da sua saúde enquanto dorme.
JD GÁS E ÁGUA – entrega rápida e preço bom.
AMANDA TATUAGENS – exclusivo com mulheres, com qualidade e conforto.
DELÍCIAS DA DY – comida caseira, viandas congeladas e serve festas e eventos.
SUL DA ILHA DESENTUPIDORA – agilidade, preço justo no Sul de Floripa.
ALEMÃO LATARIA E PINTURA – Pintura, funilaria, polimento, restauração de carros antigos.
LONGEVIDADE AUTÔNOMA do Professor Felipe – especializado para idosos, no Morro das Pedras.
BEACH BURGUER – o melhor hambúrguer do Sul de Floripa
CICLE CAMPECHE – Oficina de bike, aluguel de bike, venda e delivery de bike.
CHARLIE CONFEITARIA E CAFÉ – brownies, chocolates, cafeteria e presentes.
VALENA ESPAÇO DE SAÚDE ESTÉTICA E PILATES – focado em seu bem-estar.