Sul de Floripa

Sem acordo com Governo Federal, questão da cota para captura da tainha para pescadores artesanais deve ser judicializada

Sem acordo com Governo Federal, questão da cota para captura da tainha para pescadores artesanais deve ser judicializada 1

Nesta quarta-feira, 19, o Secretário de Aquicultura e Pesca, Tiago Bolan Frigo, acompanhado da Secretária de Articulação Nacional, Vânia Franco, do Senador Esperidião Amin, da Deputada Federal Geovania de Sá, do Deputado Emerson Stein, de vereadores de cidades catarinenses e o representante da Federação dos Pescadores de Santa Catarina, Ivo Silva, Associações de Pescadores, se reuniram com o Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula.

Foi uma nova tentativa da Secretaria de Aquicultura e Pesca do Governo de Santa Catarina para reverter a proposta do Governo Federal, que prevê cota de 800 toneladas para captura de tainha por pescadores artesanais de praia no Estado.

Durante o encontro, o tema foi discutido com o ministro e técnicos do Ministério. Frigo ressaltou que Santa Catarina é o único estado com cota estabelecida para pescadores artesanais de praia, sendo considerado por Amin como uma discriminação. Além disso, um requerimento da Fundação Catarinense de Cultura destacou a importância cultural da pesca artesanal para o estado (Patrimônio Cultural por Lei).

A questão social e econômica também foi abordada. Os técnicos do Ministério, sem apresentar a fonte dos dados, insistiram que se mais restrições não fossem impostas teríamos uma possível extinção da tainha.

“A cota para pescadores artesanais de praia nunca foi aplicada e nunca foi necessária. O ministro disse que não pode fazer nada em relação a isso e, portanto, deve manter a medida. Não nos resta mais nada além de judicializar a questão”, disse Tiago Frigo, secretário da Aquicultura e Pesca.

Segundo a secretária de Articulação Nacional, o assunto deve ser levado ao procurador-geral do Estado Márcio Vicari, que deve tomar as melhores providências. “Foi determinação do governador Jorginho Mello que a gente consiga resolver da melhor maneira essa questão, tentamos aqui o diálogo, como não deu certo, a sugestão agora tanto do senador Amin quanto do secretário Frigo, é judicializar”.

Seja Patrocinador e mostre aqui sua empresa: 48 99201 4146
E-mail: contato@suldefloripa.com.br

VALORIZE NOSSO COMÉRCIO DO SUL DA ILHA
ZEN TELECOM – internet fibra ótica.
GRUPO OAD INCORPORAÇÕES
DAVI COLCHÕES TERAPÊUTICOS – personalizados.
SUL DA ILHA DESENTUPIDORA – 
agilidade, preço justo.
ALEMÃO LATARIA E PINTURA –
no Carianos.
CICLE CAMPECHE –
Oficina e aluguel de bike.
ESPAÇO VALENA ESTÉTICA E PILATES – Campeche.
POUSADA SOLRISO – ao lado do aeroporto.
MESUS CONSULTORIA – gestão de resíduos.
Centro Automotivo Vale do Sol – Oficina Mecânica e Elétrica
Chop no Sul da Ilha é Patrem – Só pedir
Seu Zé Burger – Hamburgueria do Ribeirão da Ilha
Audio Técnica e Rei da GPU – no Carianos
Tô na Arara Brechó – Morro das Pedras
Megatech Manutenções – serviço especializado