Sul de Floripa

Segurados do INSS podem solicitar devolução de descontos não autorizados a partir desta quarta-feira (14)

Segurados do INSS podem solicitar devolução de descontos não autorizados a partir desta quarta-feira (14) 1

A partir desta quarta-feira, 14 de maio, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem requerer a devolução de valores descontados indevidamente de seus benefícios. A solicitação pode ser feita por meio do aplicativo Meu INSS, pelo site oficial ou pelo telefone 135.

O novo serviço, denominado “Consultar Descontos de Entidades Associativas”, permite aos segurados identificar quais entidades estão realizando descontos vinculados ao seu benefício previdenciário. Caso verifiquem lançamentos não autorizados, os beneficiários poderão solicitar a devolução diretamente pelo canal digital ou telefônico.

Segundo o INSS, aproximadamente 9 milhões de segurados começaram a ser notificados desde terça-feira (13) sobre descontos relacionados a associações ou entidades. A expectativa é de que os segurados passem a ter mais transparência e controle sobre os valores que incidem em seus benefícios mensais.

Em nota, o INSS informou que a Dataprev, empresa responsável pela tecnologia da autarquia, está monitorando o sistema Meu INSS devido à possibilidade de instabilidades provocadas pelo alto volume de acessos nos primeiros dias.

Para facilitar o acesso dos segurados que não utilizam meios digitais, o governo também está em negociação com os Correios para utilizar a rede de 8,5 mil agências em todo o país como pontos de atendimento presencial.

Como acessar o serviço:

Baixe gratuitamente o aplicativo Meu INSS, disponível para Android (Google Play) e iOS (App Store).

Crie uma conta Gov.br com CPF, login e senha.

A conta também pode ser criada via internet banking de bancos credenciados.

Após o login, clique no ícone do sino (notificações) no topo direito da tela.

Vá em “Configurar Notificações” e selecione “Permitir notificações”.

Com isso, os segurados terão acesso às mensagens e orientações sobre valores descontados e poderão acompanhar a tramitação do pedido de devolução.