
Santa Catarina registrou a segunda menor taxa de analfabetismo do Brasil, segundo a PNAD Contínua – Educação 2024, divulgada pelo IBGE. O índice estadual foi de 1,9% entre pessoas com 15 anos ou mais, ficando atrás apenas do Distrito Federal, que apresentou 1,8%. A média nacional foi de 5,3%.
A Região Sul também se destacou com a menor taxa entre as regiões do país, de 2,7%. No recorte, Santa Catarina liderou com 1,9%, seguida do Rio Grande do Sul (2,4%) e Paraná (3,5%).
De acordo com o secretário de Estado do Planejamento, Fabrício Oliveira, o resultado reflete os investimentos em educação e o compromisso em reduzir ainda mais o analfabetismo. A secretária de Educação, Luciane Ceretta, destacou programas como o Fortalecimento da Aprendizagem e a criação da Escola de Formação de Professores e Gestores, voltados à melhoria da alfabetização e qualificação docente.
Além da educação, Santa Catarina também se destacou no mercado de trabalho. No segundo trimestre de 2025, o estado registrou 2,2% de desemprego, o menor índice desde 2012 e menos da metade da média nacional (5,8%).
Seja Patrocinador do Sul de Floripa : 48 99201 4146
E-mail: [email protected]
VALORIZE NOSSO COMÉRCIO DO SUL DA ILHA
ZEN TELECOM – internet fibra ótica.
Dr. Gustavo Cima – medicina esportiva e terapia hormonal
DAVI COLCHÕES TERAPÊUTICOS – personalizados.
SUL DA ILHA DESENTUPIDORA – agilidade, preço justo.
ALEMÃO LATARIA E PINTURA – no Carianos.
CICLE CAMPECHE – Oficina e aluguel de bike.
POUSADA SOLRISO – ao lado do aeroporto.
MESUS CONSULTORIA – gestão de resíduos.
Centro Automotivo Vale do Sol – Oficina Mecânica e Elétrica
Chop no Sul da Ilha é Patrem – Só pedir
Seu Zé Burger – Hamburgueria do Ribeirão da Ilha
Audio Técnica e Rei da GPU – no Carianos
Megatech Manutenções – serviço especializado
Rick Massoterapia – massagem a domicilio
Magia Café Cestas e Presentes
Vidraçaria Passos – Todo o Sul da Ilha
Dra Kim Duarte – Médica de Família e Comunidade
Studio Wash – Excelência em estética automotiva