Em 2024, Santa Catarina se consolidou como o terceiro estado com maior movimentação no transporte aéreo internacional do Brasil. A movimentação nos aeroportos do estado, em especial no Aeroporto Internacional de Florianópolis, apresentou picos de crescimento de até 200% no segundo semestre, em relação ao mesmo período em 2023.
Em movimentação de passageiros internacionais, o Aeroporto Internacional de Florianópolis ficou atrás apenas de Guarulhos, em São Paulo, e do Galeão, no Rio de Janeiro. No primeiro semestre do ano, o fluxo no estado foi correspondente ao movimento total de 2023.
“ Junto deste trabalho vem a responsabilidade de manter o interesse pelo estado para o setor turístico aéreo internacional, não somente levando turistas para o exterior, mas abrindo as portas dos nossos atrativos para o mundo”, destaca o secretário da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Ivan Amaral.
Concessão do Aeroporto de Jaguaruna
Em leilão realizado na B3, em São Paulo, o Consorcio Aeroportuário Regional Sul assumiu a gestão do Aeroporto de Jaguaruna pelos próximos 30 anos. Há projeções de investimentos de R$ 70 milhões ao longo desse período. Foi a primeira Parceria Público-Privada da história do estado no setor.
Abertura de aeroportos
Entre as ações da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias em 2024, também foram realizadas as aberturas dos aeroportos de São Joaquim e Dionísio Cerqueira, desativados há cerca de 20 anos, além da implantação de três novas unidades em Itapiranga, Pinhalzinho e Rio Negrinho.
Pista do Aeroporto de São Joaquim
Aeroportos de São Joaquim e Dionísio Cerqueira foram reativado após cerca de 20 anos – Foto: Divulgação/Secom
Além disso, o governo estadual recebeu a conclusão do Plano Aeroviário de Santa Catarina, que projeta o investimento de R$ 254 milhões nos aeroportos catarinenses até 2044.