Com paisagens encantadoras e muita aventura, não faltam opções de trilhas quando o assunto é aproveitar um fim de semana de sol
Seja para desfrutar dos momentos de descanso ou conhecer um novo ponto turístico, Florianópolis conta com diversas paradas obrigatórias – ainda mais quando o assunto é a natureza. Conhecida pelas belas paisagens e o mar sempre gelado, o Sul da Ilha de Santa Catarina também conta com trilhas para iniciantes e aqueles que estão em busca de desafios.
01 Lagoinha do Leste
Se você já gosta de andar em mata fechada, a trilha da Lagoinha do Leste é obrigatória. O trajeto é feito no Parque Municipal da Lagoinha do Leste. Com subidas e obstáculos no solo, a indicação é para quem quer superar os limites. A recompensa? Apreciar uma bela paisagem, com muito verde e mar.
Para chegar ao destino é possível começar o percurso na Praia do Matadeiro ou na Praia do Pântano do Sul. A diferença está no tempo estimado, já que na primeira opção o caminho é maior. Há quem arrisque dizer que a trilha é uma das mais bonitas do município e que todo o esforço vale a pena.
Entretanto, se você não tem resistência para aguentar as dificuldades do trajeto (mata fechada e obstáculos), é melhor começar por outros lugares.
02 Naufragados
Você já foi até o extremo Sul da Ilha? Conhece alguma praia? A trilha de Naufragados é ideal para quem ainda não visitou a região e quer ver tudo de cima.
Com uma paisagem encantadora, é possível observar a fauna e a flora de perto. O caminho é sinalizado, indicando a direção e os próximos passos.
Uma dica é separar alguns minutos para admirar o mar antes de retornar. Um belo passeio para um domingo de manhã, não é?
03 Morro do Lampião
Se essa história de mata fechada não é a sua cara, o Sul da Ilha também conta com alternativas mais tranquilas, com menos aventura. O Morro do Lampião, por exemplo, é indicado para aqueles que estão começando.
Além de não apresentar grandes dificuldades no solo ou na vegetação, a recompensa é admirar a Praia do Campeche, a Lagoa do Peri e outros pontos importantes da cidade. Prepare o celular e não esqueça de fazer os registros do passeio!
04 Cavernas do Pântano do Sul
Sabe aquela história de entrar em uma caverna? Você sabia que é possível fazer isso no Sul da Ilha? O passeio, no mínimo inusitado, é na Praia do Pântano do Sul.
Com nível de dificuldade moderada, o local tem rochas que chamam a atenção dos aventureiros. Paciência, preparo e concentração são palavras-chave para completar a missão. Vai encarar o desafio em uma caverna?
Você sabia que existem trilhas na Ilha do Campeche?
Quem conhece a Ilha do Campeche sabe que a água cristalina é uma das características do local. Entretanto, além de aproveitar um banho de mar, há quem use as horas no local para fazer trilhas.
Com diversos percursos e intensidades, os caminhos incluem subidas e a passagem por partes da mata. Portanto, o tênis é um item indispensável – além das roupas adequadas. Lembrando que o caminho até a ilha deve ser percorrido de barco, com saídas da Praia do Campeche, Barra da Lagoa e Praia da Armação. Acredite: você vai querer voltar sempre!
Para que o passeio seja divertido, existem alguns itens que não podem ficar para trás. Aproveite e faça o checklist:
Água;
Comida;
Protetor solar;
Roupa confortável;
Tênis;
Boné;
Roupas de banho;
Repelente;
Celular carregado e muitas fotos pelo caminho!
Agora é só colocar tudo na mochila e começar a diversão!
Foto: Marcos Campos – Fonte: NDMais
CONFIRA NO SUL DA ILHA
Skills 4Kids – Mini Esportes com Inglês para crianças até 8 anos de idade.
Sushi in Casa delivery – Escolha e peça o seu
Davi Colchões – Representante de marca LIDER no mercado de sistema científico de dormir, com gestão ecologicamente correta
Gás e Água no Sul da Ilha é com a JD Gás e Água – entrega rápida e preço bom