Sul de Floripa

Procissão Senhor dos Passos é lançada oficialmente em Florianópolis; veja datas e horários

Procissão Senhor dos Passos é lançada oficialmente em Florianópolis; veja datas e horários 1

A 259ª edição da procissão Senhor dos Passos, um dos maiores eventos religiosos do país, está marcada para 5 e 6 de abril, com expectativa de reunir mais de 80 mil pessoas

A comissão organizadora da procissão Senhor dos Passos apresentou, na manhã da última terça-feira (25), na sede da CDL Florianópolis, os últimos detalhes da 259ª edição do tradicional evento religioso. A procissão está marcada para os dias 5 e 6 de abril, no Centro da Capital, e a expectativa dos organizadores é reunir mais de 80 mil pessoas nas celebrações de 2025.

Realizada anualmente, 15 dias antes da Páscoa, a celebração mobiliza milhares de fiéis no cortejo pelas ruas da área central, em uma verdadeira manifestação da fé católica e de preservação da cultura local, pois o evento religioso é Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina, por decreto estadual, e Imaterial do Brasil pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

“A procissão representa não apenas a continuidade de uma tradição secular, mas também o fortalecimento da fé e da união em nossa comunidade. Com o apoio de parceiros tanto da iniciativa pública quanto privada, buscamos aprimorar a infraestrutura e os serviços oferecidos durante o evento, visando acolher as mais de 80 mil pessoas esperadas este ano. Nossa missão é preservar este patrimônio cultural e espiritual, promovendo um ambiente de reflexão e solidariedade que beneficia toda a sociedade”, destaca Rita Peruchi, coordenadora do evento deste ano.

Segundo levantamentos históricos, a Procissão Senhor dos Passos já figura entre os maiores eventos de fé do Brasil, ficando somente atrás do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém (PA), e das homenagens ao Padre Cícero, em Juazeiro do Norte (CE).

Parceria

O prefeito Topazio Neto destacou a importância da procissão Senhor dos Passos para a cidade. “A prefeitura, como grande parceira da Procissão Senhor dos Passos, se compromete a contribuir para que o evento aconteça de forma fluida, para que todos possam manifestar sua fé.”

Imagens se encontram em frente à Catedral

No sábado, o cortejo com as imagens do Senhor Jesus dos Passos e de Nossa Senhora das Dores sai da Capela Menino Deus, no Imperial Hospital de Caridade, descendo a rua Menino Deus, atravessa a avenida Mauro Ramos, segue pelas ruas Bulcão Viana e Tiradentes até a Praça XV de Novembro e Catedral Metropolitana.

No domingo à tarde, as imagens saem da catedral, o Senhor dos Passos percorre as ruas Tenente Silveira e Deodoro, passa pelo Largo da Alfândega, sobe a Praça XV de Novembro até chegar à Catedral Metropolitana, onde acontece o Sermão do Encontro, quando mãe e filho se encontram na praça em frente à igreja. Na sequência, retornam juntos para casa, percorrendo a lateral da Praça XV de Novembro, ruas Tiradentes e Bulcão Viana, avenida Mauro Ramos, subindo a rua Menino Deus, onde as imagens fazem um giro de 360 graus para se despedir da cidade e voltam para a Capela Menino Deus.

Resgate da participação das mulheres

Um ponto que a Irmandade Senhor dos Passos vem buscando resgatar é a participação das mulheres junto ao cortejo, formando um cordão de proteção ao santo. “Historicamente tínhamos uma maciça participação das mulheres junto ao cortejo, com o simbolismo de proteger as imagens. Ao longo dos anos, essa tradição foi ficando majoritariamente masculina, e queremos que este ano seja um marco para que possamos voltar a ver nossas irmãs na rua”, explica Rita Peruchi.

Programação da procissão Senhor dos Passos

30/3 – Domingo

8h – Missa da Irmandade Senhor Jesus dos Passos

Local: Capela Menino Deus (Irmandade do Senhor Jesus dos Passos)

2/4 – Quarta-feira

19h – Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento

3/4 – Quinta-feira

9h – Missa e Administração do Sacramento da Unção dos Enfermos

19h – Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento

4/4 – Sexta-feira

19h – Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento

5/4 – Sábado

7h30 – Missa e Procissão do Carregador

17h – Missa em honra do Senhor Jesus dos Passos

20h – Transladação da imagem do Senhor Jesus dos Passos e da Nossa Senhora das Dores da Capela Menino Deus para a Catedral Metropolitana de Florianópolis

6/4 – Domingo

9h30 – Missa na Catedral Metropolitana com a participação da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos

16h – Procissão do encontro das imagens do Senhor Jesus dos Passos e Nossa Senhora das Dores. Em frente à Catedral Metropolitana de Florianópolis

7/4 – Segunda-feira

7h30 – Missa de Ação de Graças

Local: Capela Menino Deus

Fonte: NDMAIS

Seja Patrocinador e mostre aqui sua empresa: 48 99201 4146
E-mail: [email protected]

VALORIZE NOSSO COMÉRCIO DO SUL DA ILHA
ZEN TELECOM – internet fibra ótica.
GRUPO OAD INCORPORAÇÕES
DAVI COLCHÕES TERAPÊUTICOS – personalizados.
SUL DA ILHA DESENTUPIDORA – 
agilidade, preço justo.
ALEMÃO LATARIA E PINTURA –
no Carianos.
CICLE CAMPECHE –
Oficina e aluguel de bike.
ESPAÇO VALENA ESTÉTICA E PILATES – Campeche.
POUSADA SOLRISO – ao lado do aeroporto.
MESUS CONSULTORIA – gestão de resíduos.
Centro Automotivo Vale do Sol – Oficina Mecânica e Elétrica
Chop no Sul da Ilha é Patrem – Só pedir
Seu Zé Burger – Hamburgueria do Ribeirão da Ilha
Audio Técnica e Rei da GPU – no Carianos
Tô na Arara Brechó – Morro das Pedras
Megatech Manutenções – serviço especializado
Rick Massoterapia – massagem a domicilio