Um estudo realizado pela ONG (Organização Não Governamental) Sea Shepherd Brasil apontou a Praia do Pântano do Sul, em Florianópolis, como a que possui mais quantidade de microplásitco entre as 306 praias avaliadas no Brasil. A pesquisa levou em conta a concentração de plásticos nas praias de todo o litoral brasileiro.
O estudo, nomeado “Expedição Ondas Limpas “, foi divulgado na última quinta-feira (19). A pesquisa contou com 16 meses de expedição, cobrindo mais de 7.000 km da costa e 306 praias. Após as análises, foi constatada a presença do plástico ao longo de todo o litoral do país.
Segundo a ONG, do total de resíduos analisados, os plásticos representam 91%, sendo 61% itens descartáveis, como tampas de garrafa. Os resultados ainda mostraram que microplásticos foram encontrados em 97% das praias.
Na análise, a Praia do Pântano do Sul, na capital catarinense, teve a maior concentração de plásticos de todo o país. A praia tem, em média, 17 resíduos e 144 microplásticos por metro quadrado. O critério adotado no estudo, o qual colocou a praia no Sul da Ilha como a mais poluída do Brasil, foi a densidade de resíduos por área.
Ao todo, foram analisadas quatro praias em Florianópolis. Foram elas:
Praia do Rizzo: 1,5 resíduos/m² e 78 microplásticos/m²
Praia do Santinho: 0,3 resíduos/m² e 8 microplásticos/m²
Praia do Campeche: 0,3 resíduos/m² e 6 microplásticos/m²
Praia do Pântano do Sul: 17 resíduos/m² e 144 microplásticos/m²
As praias do Sul e do Sudeste do Brasil lideraram o ranking de poluição da pesquisa. Os dados estão disponíveis em uma plataforma interativa elaborada pela Sea Shepherd Brasil.
Mesmo poluída, praia do Pântano do Sul é vista como própria para banho
Apontada como a praia mais poluída do Brasil, a Praia do Pântano do Sul está própria para banho, segundo o monitoramento de balneabilidade IMA (Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina).
A diferença está nos critérios: enquanto o relatório do Sea Shepherd Brasil mede a concentração de resíduos nas praias, o monitoramento do IMA é relacionado com a qualidade da água do mar.
O monitoramento do IMA é realizado com coletas da água do mar a até um metro de profundidade, coletando 100 mililitros em cada ponto de análise. O material coletado é submetido a exames bacteriológicos durante 18h.
As análises levam em conta as condições de maré, incidência de chuva nas últimas 24h no local e a temperatura da amostra e do ar no momento da coleta.
A análise pode gerar dois resultados:
Água própria: quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli (bactéria encontrada nas fezes, que chega através do esgoto na praia) por 100 mililitros de análise;
Imprópria: quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, for superior que 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.
Nas duas medições realizadas em pontos diferentes na Praia do Pântano do Sul, no dia 26 de agosto, a praia foi apontada como própria em ambos os locais. A medição apontou uma concentração de 10 Escherichia coli por 100 mililitros, bem abaixo do valor de 801, que tornaria a praia imprópria.
Na última medição da Praia do Santinho, a concentração de Escherichia coli também foi de 10 por 100 mililitros, assim como em quatro dos cinco pontos de coleta na Praia do Campeche. A exceção foi no ponto em frente à Servidão Família Nunes, que marcou 53 por 100 mililitros, ainda abaixo dos valores considerados impróprios.
A Praia do Rizzo não consta no monitoramento do IMA.
Nota da prefeitura
“A Prefeitura, por meio Secretaria municipal de meio ambiente sustentável, explica que os microplásticos nas praias não são necessariamente resultado de poluição local, mas sim de resíduos transportados por correntes oceânicas oriundas de outras regiões. Plásticos descartados de forma inadequada em outras regiões do globo terrestre se fragmentam e chegam às praias, mesmo que estas não sejam poluídas diretamente. Lembramos que a praia do Pântano do Sul tem sua qualidade de água própria para banho, apresentando balneabilidade própria ao longo de todo ano.”
ENVIE SUA SUGESTÃO DE NOTÍCIA PARA O PORTAL SUL DE FLORIPA: 48 99201 4146
MANDE AQUI INFORMAÇÕES SOBRE O SEU EVENTO PARA AGENDA DO PORTAL SUL DE FLORIPA: 48 99201 4146
E-mail: contato@suldefloripa.com.br
VALORIZE NOSSO COMÉRCIO DO SUL DA ILHA
ZEN TELECOM – internet fibra ótica, ultrarrápida com 1 GIGA de velocidade
DAVI COLCHÕES TERAPÊUTICOS – cuide da sua saúde enquanto dorme.
JD GÁS E ÁGUA – entrega rápida e preço bom.
DELÍCIAS DA DY – comida caseira, viandas congeladas e serve festas e eventos.
SUL DA ILHA DESENTUPIDORA – agilidade, preço justo no Sul de Floripa.
ALEMÃO LATARIA E PINTURA – Pintura, funilaria, polimento, restauração de carros antigos.
LONGEVIDADE AUTÔNOMA do Professor Felipe – especializado para idosos, no Morro das Pedras.
CICLE CAMPECHE – Oficina de bike, aluguel de bike, venda e delivery de bike.
CHARLIE CONFEITARIA E CAFÉ – brownies, chocolates, cafeteria e presentes.
VALENA ESPAÇO DE SAÚDE ESTÉTICA E PILATES – focado em seu bem-estar.
ECO MATERIAIS ECOLÓGICOS – Sua obra commateriais 100% reciclados e ecologicamente correto.
MC MECÂNICA DE CARROS – O seu veículo em boas mãos.
T-ZEUS 30 – Complexo vitamínico que revigora os homens.
RUNNER CLUBE DE BENEFÍCIOS – proteção e assistência do imediata do seu veículo.
POUSADA SOLRISO – Pousada ao lado do aeroporto de Florianópolis.
MESUS CONSULTORIA – Especializada em gestão de resíduos sólidos e sustentabilidade.
CARRO & SOFÁ LIMPO FLORIANÓPOLIS – higienização e impermeabilização de estofados.