Praia do Morro das Pedras é engolida pelo mar

Nesse último mês a praia do Morro das Pedras foi engolida pelo mar, especialmente o canto sul, próximo ao mirante. Para quem passa na região, é impossível não parar para observar a destruição do mar avançando sobre as casas.

Esse ponto da praia costumava ter uma boa extensão de faixa de areia e mesmo em outras ressacas, quando o mar avançava e atingia casas mais ao norte, próximo à Lomba do Sabão, essa região sul da praia sempre ficava preservada justamente por ter uma larga faixa de areia e por ter a proteção das pedras na porção sul.

Desde a metade do mês de maio até hoje, dia 24 de maio, já houve mais de 10 quedas de muros diretamente sobre a areia da praia, assim como houve também queda de árvores e postes de iluminação. Algumas casas foram interditadas pela defesa civil e outras correm o mesmo risco. Os escombros das casas que caíram sobre a praia fazem com que ela esteja perigosa tanto para banhos, caminhadas ou surf. Não só a praia está perigosa, mas o mar também se encontra marrom com sedimentos e escombros da destruição dos terrenos. A defesa civil, junto com os bombeiros estão monitorando o local e orientando que não haja circulação de pessoas nessa região. O acesso à praia a alguns pontos está interrompido.

O problema iniciou com a maré alta e ressaca do início do mês. Mas mesmo quando a maré normalizou, o mar não recuou. A ressaca acabou retirando areia da praia, o que fez com que o mar tomasse conta. O problema voltou a se agravar nesse final de semana e a tendência é que perdure por mais dias devido à influencia do ciclone que está atuando em alto mar nesse domingo e também ao coeficiente de maré que estará muito alto nos próximos dias.

No momento nos resta orientar sobre não frequentar a praia nesse local. E aguardar para ver como ficará a praia e o que poderá ser feito para termos nossa querida praia do Morro das Pedras de volta futuramente.

Veja o antes e o depois da Praia:

Praia do Morro das Pedras - jul/2019
Dia 13 de julho de 2019
Praia do Morro das Pedras - 26/Maio/2021
Dia 24 de maio de 2021