Sul de Floripa

Praça no entorno da nova ponte da Lagoa já está em implantação

Praça no entorno da nova ponte da Lagoa já está em implantação 1

As obras da revitalização do entorno da nova ponte da Lagoa da Conceição estão com duas frentes de trabalho: a implantação da praça do lado do Centrinho e a continuidade do trapiche em deck de madeira do novo Terminal Lacustre Ruth Bastos de Oliveira entregue no ano passado. Os serviços estão sendo conduzidos pela Prefeitura de Florianópolis, através da Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade.

A implantação da praça entre a cabeceira da ponte atual e o Supermercado Chico, na Rua Henrique Vera do Nascimento (bem na intersecção com as ruas Rita Lourenço da Silveira e Senador Ivo D’aquino), iniciou na semana passada. A nova praça vai ocupar a área de cerca de 650 metros quadrados onde hoje existe apenas um passeio pavimentado com paver (blocos de concreto intertravados), canteiros e árvores.

Ela terá piso de concreto e será estruturada com sanitários públicos acessíveis masculino e feminino, bancos, mesas,  paisagismo remodelado e iluminação mais qualificada, além de lixeiras.

Já o trapiche em deck de madeira está em construção desde outubro, sendo que até o momento foi feito o estaqueamento de concreto. O trapiche irá até a cabeceira da ponte atual, cujo aterro após a demolição dessa travessia (que por sua vez vai ocorrer somente depois da conclusão da nova ponte) vai dar lugar a um boulevard. Trata-se de uma área de contemplação das belezas naturais também em deck de madeira com guarda-corpo metálico devido à altura com relação às águas da lagoa.

Mas os equipamentos do entorno da nova ponte da Lagoa não param por aí. Afinal, o projeto prevê a implantação de praça também no lado oposto da ponte atual. Assim, a nova praça vai ocupar o aterro da cabeceira dessa antiga estrutura a ser demolida que fica próxima da Avenida das Rendeiras. Além do que, a nova praça vai ladear um trecho da nova ponte.

Detalhe: o boulevard e a praça do lado das Rendeiras não serão interligados. E toda essa revitalização do entorno da nova ponte deve ser concluída no segundo semestre de 2025.

Terminal lacustre

Em outubro de 2024 foi entregue o novo Terminal Lacustre Ruth Bastos de Oliveira – de onde saem embarcações do Centrinho para a Costa da Lagoa, e vice-versa – com estrutura arquitetônica moderna. Ele fica a cerca de 40 metros do antigo terminal, sentido Avenida das Rendeiras, e é composto de área para espera das embarcações coberta com bancos de madeira e sanitários com acessibilidade, e bicicletários, além de controle de acesso e zeladoria.

Andamento da nova ponte

A Prefeitura de Florianópolis deve concluir até o final desse mês de fevereiro toda a estrutura de concreto do primeiro segmento da nova ponte da Lagoa da Conceição. Ele corresponde ao início da travessia sentido Centrinho – Avenida das Rendeiras, o trecho entre o primeiro e o quarto pilares (P1-P4).

Isso significa dizer que a estrutura da plataforma equivalente às duas futuras pistas de rolamento vão ficar prontas nos primeiros 100 metros da nova ponte. Tal como as abas que serão as pistas do passeio e da ciclovia, as quais serão complementadas com colocação de barreiras tanto entre a pista e o passeio quanto entre a pista e a ciclovia, e ainda com guarda-corpos.

Os próximos serviços são a finalização das abas do segundo segmento, e o mesmo tratamento ao trecho entre o sétimo e o nono pilares, o terceiro segmento. Assim, no níver da cidade, em 23 de março, a nova ponte da Lagoa vai estar com toda a estrutura de concreto finalizada. Ficará faltando a parte do asfaltamento e pintura viária total das duas pistas e as obras complementares (iluminação pública, guarda-corpos e barreiras), além das duas cabeceiras e do sistema viário de acesso à travessia que estarão em fase de construção.

A previsão é a de que a abertura parcial (em uma das pistas) aconteça em abril para poder desviar o trânsito de uma das pistas da Avenida das Rendeiras para permitir a construção das cabeceiras. Já a abertura total ao tráfego deve ocorrer em maio. Para isso, o asfaltamento das pistas vai ser feito de uma vez só.

O que mais já foi feito

Desde que as obras iniciaram, em abril de 2023, também já foram concluídos os dois aterros em rocha que vão abrigar as cabeceiras da ponte, tanto do lado do Centrinho, perto de onde será a rótula do sistema viário de acesso à futura travessia, quanto do lado oposto da lagoa, próximo da Avenida das Rendeiras; os estaqueamentos de madeira para escoramento da estrutura da plataforma equivalente à futura pista; os estaqueamentos metálicos das fundações dos blocos/pilares de sustentação, e a construção dos nove blocos/pilares(tanto esse último quanto o primeiro pilar ficam no nível das duas cabeceiras da ponte). Além de já ter sido finalizada a concretagem das pistas do segundo segmento (o trecho entre o quarto e o sétimo pilares, P4-P7).

Informações gerais sobre a nova ponte

A construção da maior travessia do interior da Ilha de Santa Catarina tem o objetivo ambiental de melhorar a oxigenação entre a Lagoa da Conceição e a Lagoa Pequena, no Campeche. Além de embelezar ainda mais a região com um projeto arquitetônico de tirar o fôlego que engloba a revitalização do entorno da ponte e a melhoria da passagem das embarcações.

Os benefícios de toda essa infraestrutura de ponta vão decorrer do fato de que a altura livre, ou seja, a distância entre a lâmina d’água da Lagoa da Conceição e a ponte a ser edificada, será três vezes maior, se comparado à ponte existente. Isso porque, atualmente, na máxima maré, essa altura é de 1,80 metros, e passará a ser de seis metros. Sendo que a mesma proporção valerá para o vão livre, ou seja, o espaço para a passagem de embarcações sob a ponte, que hoje é de apenas nove metros e será de 30 metros.

De acordo com o projeto executivo, a nova ponte da Lagoa da Conceição ficará à direita da ponte atual – que se encontra desgastada e subdimensionada para o fluxo de veículos da região. Terá estrutura de concreto armado com guarda-corpos e formato curvo, 214 metros de extensão e 17 metros de largura, com duas faixas de rolamento de 3,5 metros de largura. Além de dois passeios (nas laterais de cada faixa) com 2,5 metros de largura e uma ciclovia bidirecional (com duas faixas em sentidos contrários) de 2,80 metros de largura, favorecendo pedestres e ciclistas. Aliás, a geometria da ponte dará condições de conectar a ciclovia das Rendeiras com a ciclovia e a ciclofaixa que vão ligar com o terminal da Lagoa (Tilag), ou seja, permitirá outros modais e dará acessibilidade.

Todas essas obras contam com as devidas licenças ambientais provisória (LAP) e de instalação (LAI), concedidas pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), assim como as autorizações da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e da Capitania dos Portos. Elas estão sendo executadas pela empresa Cejen Engenharia Ltda. pelo prazo de dois anos. O investimento é da ordem de R$ 53 milhões.

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