A posse do prefeito eleito Topázio Neto, de Florianópolis, lotou os corredores da Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) nesta quarta-feira (1º). O evento também marcou a cerimônia de posse da vice-prefeita Maryanne Mattos e dos 23 vereadores eleitos para o município.
Topázio, que foi eleito com uma expressiva votação de 58,49% no primeiro turno, destacou em seu discurso os desafios enfrentados pela cidade nos últimos anos, como a limpeza do canal do Rio Tavares e os embargos nas obras de macrodrenagem no Rio Vermelho, além da nova Ponte da Lagoa. “Vamos continuar combatendo as forças do atraso. Mas sem compromisso com o erro. Recuaremos quando for preciso”, afirmou o prefeito, se referindo à sua postura em relação ao progresso da cidade.
Ao olhar para o futuro, o prefeito apontou como prioridades dois temas centrais para o desenvolvimento de Florianópolis: mobilidade urbana e saneamento básico. Topázio mencionou a importância de obras como os binários do Pantanal e Lagoa e reafirmou a necessidade de seguir investindo em infraestrutura, destacando a nova pista da SC-401, que será iniciada em 2025, por meio de uma parceria com o Governo do Estado.
No setor de saneamento, o prefeito prometeu ampliar a cobertura de esgoto em Florianópolis, com a meta de atingir 90% de cobertura. Ele mencionou que a cidade deverá alcançar mais de 70% de cobertura até 2025, um salto significativo em relação aos últimos anos. “O Sul da Ilha é nossa prioridade absoluta quando falamos de cobertura de esgoto. Em mais de 350 anos de história, 0% de esgotamento sanitário na região”, disse Topázio.
Maryanne Mattos, que assume a vice-prefeitura, também se dirigiu à plateia, expressando seu orgulho e compromisso com a administração. “Hoje inicio minha jornada como vice-prefeita, com muito orgulho, gratidão e alegria com esta parceria com o prefeito Topázio. Seguimos com o compromisso de ouvir a população e trabalhar incansavelmente por uma Florianópolis mais justa, segura e sustentável”, afirmou.
A cerimônia contou com a presença de autoridades políticas, judiciais e empresariais, incluindo o governador Jorginho Mello, que é parceiro político de Topázio.