
Na última semana, o Portal Sul de Floripa acompanhou a terceira reunião do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) do bairro Rio Tavares, realizada no Centro Comunitário Fazenda do Rio Tavares, no sul da Ilha. O encontro reuniu moradores, representantes da segurança pública e especialistas em bem-estar animal para debater medidas práticas de proteção, prevenção e mobilização cidadã.
A reunião foi marcada por um debate produtivo e informativo, com destaque para a presença da Delegada Mardjoli Adorian Valcareggi, da Delegacia de Proteção Animal (DPA), e da médica veterinária Kátia Chubaci, que esclareceram dúvidas sobre maus-tratos, abandono e omissão de cautela com animais em via pública.

“Foi uma reunião extremamente produtiva. Tivemos uma excelente explanação sobre o crime de maus-tratos e as atribuições da DPA. Também ouvimos a Polícia Militar sobre a Rede de Vizinhos, que já está sendo implantada no bairro. Esses encontros são fundamentais para aproximar comunidade e forças de segurança”, afirmou Lisie de Luca Maciel, Presidente do CONSEG Rio Tavares.
Durante o encontro, a delegada Mardjoli ressaltou o papel da DPA na capital catarinense e reforçou que a delegacia é responsável por investigar os crimes previstos na Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98), especialmente aqueles contra a fauna. “As reuniões com a comunidade são essenciais para esclarecer o papel de cada órgão e para ouvirmos as demandas locais. Questões como omissão de cautela, animais soltos em vias públicas e maus-tratos precisam de atenção conjunta entre Estado e sociedade civil”, destacou a delegada.
A moradora Gisele Simas Serafim também participou da reunião e reforçou a importância da presença de mais moradores nas próximas edições: “Foram tratados assuntos fundamentais, como a causa animal, a rede de vizinhos e segurança pública. Tivemos a presença da PM, da Guarda Municipal, do vereador Gemada e lideranças locais. Fica aqui o convite para que mais pais e mães do bairro compareçam.”
Já a veterinária Kátia Chubaci alertou para a relação direta entre a segurança pública e o descontrole populacional de animais abandonados: “A superpopulação de animais nas ruas representa risco à saúde pública. A base da solução é a prevenção. Precisamos atuar como vacina, promovendo o controle de natalidade e evitando que o problema se agrave.”
Próxima reunião
Data: 13 de agosto, às 19h30
Local a ser definido.
A comunidade do Rio Tavares e adjacências está convidada a participar e contribuir com propostas e demandas.

Seja Patrocinador do Sul de Floripa : 48 99201 4146
E-mail: [email protected]
VALORIZE NOSSO COMÉRCIO DO SUL DA ILHA
ZEN TELECOM – internet fibra ótica.
GRUPO OAD INCORPORAÇÕES
DAVI COLCHÕES TERAPÊUTICOS – personalizados.
SUL DA ILHA DESENTUPIDORA – agilidade, preço justo.
ALEMÃO LATARIA E PINTURA – no Carianos.
CICLE CAMPECHE – Oficina e aluguel de bike.
ESPAÇO VALENA ESTÉTICA E PILATES – Campeche.
POUSADA SOLRISO – ao lado do aeroporto.
MESUS CONSULTORIA – gestão de resíduos.
Centro Automotivo Vale do Sol – Oficina Mecânica e Elétrica
Chop no Sul da Ilha é Patrem – Só pedir
Seu Zé Burger – Hamburgueria do Ribeirão da Ilha
Audio Técnica e Rei da GPU – no Carianos
Tô na Arara Brechó – Morro das Pedras
Megatech Manutenções – serviço especializado
Rick Massoterapia – massagem a domicilio
Magia Café Cestas e Presentes
Vidraçaria Passos – Todo o Sul da Ilha
Dra Kim Duarte – Médica de Família e Comunidade
Studio Wash – Excelência em estética automotiva