No dia 30 de janeiro, o Portal Sul de Floripa esteve presente na primeira reunião do ano do CONSEG 271 (Conselho Comunitário de Segurança), realizada na sede da FLORAM, na Lagoa do Peri. O encontro reuniu autoridades, moradores e representantes da segurança pública, debatendo pautas fundamentais para a região Sul da Ilha.
A reunião faz parte da iniciativa do CONSEG 271 de realizar encontros itinerantes, promovendo o diálogo direto entre a comunidade e as forças de segurança. O presidente do conselho, Rodrigo Bortolini, destacou essa estratégia: “Nas últimas reuniões, temos feito encontros itinerantes, cobrindo toda a região sul da ilha. Já realizamos reuniões no Balneário dos Açores, Costa de Dentro, Costa de Cima e agora na Lagoa do Peri. As próximas devem ocorrer entre a Armação e o Morro das Pedras. Contamos com a participação dos moradores.”
Demandas da comunidade: segurança e presença policial
A segurança pública foi um dos principais temas discutidos. O morador Edson Manoel da Silva, que integra a Associação ASMOPE, ressaltou a falta de policiamento na região da Armação, “Antigamente havia mais presença policial. Hoje, percebemos uma redução no efetivo. Precisamos muito desse suporte, e a parceria entre moradores e a polícia é essencial para garantir mais segurança para todos.”
O representante do CONSEG, Carlos Pires, reforçou a importância do contato direto entre a comunidade e as autoridades, “Os moradores da Lagoa do Peri expressaram preocupações semelhantes às de outras localidades, especialmente sobre a necessidade de maior presença da Polícia Militar e a ausência da Guarda Municipal. Essa aproximação entre a população e os órgãos de segurança é essencial.”, disse Carlos.
Novas tecnologias para monitoramento e segurança
Uma das principais novidades apresentadas foi a implantação de câmeras de alta definição com reconhecimento facial e identificação de veículos. Segundo Carlos Pires, essas câmeras já estão em operação e representam um avanço na vigilância da região: “Substituímos as câmeras antigas por equipamentos modernos, capazes de identificar um indivíduo entre 10 mil pessoas. O sistema também permite o reconhecimento de placas e ocupantes de veículos, garantindo monitoramento 24 horas pela Polícia Militar.”
Além disso, os moradores foram incentivados a instalar câmeras em suas residências e integrar os dispositivos ao Projeto Bem-Te-Vi, da Polícia Militar, permitindo maior cobertura e eficiência na vigilância.
Próximos passos
A reunião serviu como um passo importante para reforçar o diálogo entre os moradores e os responsáveis pela segurança da região. O CONSEG 271 seguirá promovendo novos encontros em diferentes localidades do Sul da Ilha, garantindo que as principais demandas da população sejam ouvidas e atendidas.
SUGESTÃO DE NOTÍCIA: 48 99201 4146
E-mail: contato@suldefloripa.com.br
VALORIZE NOSSO COMÉRCIO DO SUL DA ILHA
ZEN TELECOM – internet fibra ótica.
GRUPO OAD INCORPORAÇÕES
DAVI COLCHÕES TERAPÊUTICOS – personalizados.
SUL DA ILHA DESENTUPIDORA – agilidade, preço justo.
ALEMÃO LATARIA E PINTURA – no Carianos.
CICLE CAMPECHE – Oficina e aluguel de bike.
ESPAÇO VALENA ESTÉTICA E PILATES – Campeche.
T-ZEUS 30 – revigora os homens.
RUNNER CLUBE DE BENEFÍCIOS – proteção veicular.
POUSADA SOLRISO – ao lado do aeroporto.
MESUS CONSULTORIA – gestão de resíduos.
Megatech Manutenções – serviço especializado
Centro Automotivo Vale do Sol – Oficina Mecânica e Elétrica
Chop no Sul da Ilha é Patrem – Só pedir
Carro e Sofá limpo – agilidade e bom preço
Seu Zé Burger – Hamburgueria do Ribeirão da Ilha
Audio Técnica e Rei da GPU – no Carianos
Tô na Arara Brechó – Morro das Pedras