A Polícia Militar de Santa Catarina publicou em suas redes sociais algumas dicas de segurança em casa que podem prevenir o lar. Essa é uma preocupação de muitas pessoas que querem proteger seu patrimônio e sua família. Afinal, os crimes contra o patrimônio estão em alta. Os criminosos estão cada vez mais ousados e aproveitando qualquer oportunidade para invadir os imóveis e levar objetos de valor.
Existem algumas medidas simples que você pode tomar para dificultar a ação dos bandidos e aumentar a segurança do seu lar.
Confira as dicas que vão ajudar a proteger a sua casa:
- Instale um sistema de alarme monitorado
Um sistema de alarme monitorado é uma das melhores formas de prevenir roubos em casas ou apartamentos. Ele consiste em um conjunto de dispositivos eletrônicos, como sensores de movimento, sirene de alta potência, câmeras, controle de acesso e vários outros equipamentos conectados a uma central de monitoramento 24 horas.
Assim, se houver qualquer tentativa de invasão, o alarme é acionado e a central entra em contato com você e com as autoridades competentes.
- Coloque grades nas janelas
Se você mora em uma casa, colocar grades nas janelas é uma ótima medida para evitar roubos em residências. Até mesmo porque as janelas são pontos vulneráveis nos imóveis, pois podem ser facilmente arrombadas pelos ladrões. Por isso, investir em grades resistentes e bem fixadas pode dificultar o acesso dos criminosos ao interior da sua residência. Além do mais, podem ter um efeito dissuasivo, pois mostram que você se preocupa com a segurança do seu imóvel e que ele não é um alvo assim tão fácil.
- Aposte em portas e fechaduras seguras
Essa é outra dica de segurança importante para evitar roubos em casas ou apartamentos, já que as portas são as principais vias de entrada dos ladrões. Por isso, é importante que elas sejam resistentes e tenham fechaduras de qualidade.
- Tenha uma boa relação com os vizinhos
Quer mais dicas para evitar roubos em residências? Que tal contar com a ajuda dos seus vizinhos? Eles podem ser grandes aliados na prevenção de roubos, pois podem ficar atentos a movimentações suspeitas na sua casa ou apartamento quando você não está.
Além disso, eles podem recolher correspondências, regar plantas e acender luzes para dar a impressão de que o imóvel está ocupado. E convenhamos: ter uma relação amigável com os vizinhos também favorece a convivência harmoniosa e a qualidade de vida, não é mesmo?
- Ilumine a entrada de sua casa. Mantenha sempre sua residência bem iluminada. Com isso será possível analisar se alguma atitude suspeita está acontecendo quando você estiver aproximando.
- Tenha itens de segurança básicos sempre em casa. Extintores, luzes de emergência, sistema de alerta de fumaça, kit primeiros socorros, telefones para fácil acesso a números de emergência, como polícia, ambulância e bombeiros.
Alguns cuidados complementares: Ao sair da residência tente verificar pessoas em atitudes suspeitas nas proximidades; Ao chegar, verifique se não está sendo seguido; não ara o portão se não reconhecer o visitante; Não guarde objetos de valor em casa, como joias ou grande quantia em dinheiro; e tenha uma boa iluminação interna.