Sul de Floripa

Plenário aprova 13 PLs de origem parlamentar no último dia de votações

Plenário aprova 13 PLs de origem parlamentar no último dia de votações 1

Além do Orçamento do Estado para 2025 e de outras propostas do Executivo, os deputados aprovaram na tarde desta quarta-feira (18), último dia de votações na Assembleia Legislativa em 2024, outros 13 projetos de lei (PLs), todos de origem parlamentar. As matérias seguem para análise do governador Jorginho Mello (PL).

Segurança nas escolas

Por unanimid

ade, foi aprovado o PL 528/2024, da Mesa da Alesc, que institui a equipe disciplinar mínima para atuação em ambiente escolar voltada à gestão do Plano Integrado para Gestão da Cidadania e Paz nas Escolas (Plin), em todas as Coordenadorias Regionais de Educação do Estado de Santa Catarina. A equipe será composta por um psicólogo, um coordenador pedagógico, um assistente social, um professor e um gestor de segurança proveniente da reserva remunerada do programa “Escola Mais Segura”. A matéria segue para votação em plenário.

A proposta foi elaborada pelo Integra, comitê idealizado pelo Parlamento catarinense para propor ações voltadas à segurança e à promoção da cultura de paz e cidadania no ambiente escolar

Gestão de resíduos sólidos orgânicos

Por maioria de votos, o Plenário aprovou o PL 153/2023, do deputado Marquito (Psol), que cria a Política Estadual de Gestão de Resíduos Sólidos Orgânicos. O objetivo é incentivar a compostagem e a reciclagem, reduzir o descarte inadequado, além de estimular a valorização dos materiais e iniciativas de destinação adequada dos resíduos.

Os deputados Ana Campagnolo e Sargento Lima, ambos do PL, questionaram o impacto financeiro do projeto para os cofres do Estado e votaram contra. A matéria, no entanto, recebeu apoio dos deputados Paulinha (Podemos), Volnei Weber (MDB), Mauro De Nadal (MDB) e Jair Miotto (União). Eles destacaram que, além da questão ambiental, a destinação dos resíduos para os aterros sanitários representa um gasto relevante para as prefeituras. “Estamos enterrando dinheiro nos aterros”, resumiu Weber.

Confira outros projetos de origem parlamentar aprovados:

PL 113/2023 – Deputado Marquito

Altera a Lei 17.580/2018, que dispõe sobre a distribuição, o preenchimento e o fluxo das Declarações de Nascidos Vivos (DNV) para profissionais que realizam parto domiciliar, para incluir as parteiras tradicionais.

PL 87/2023 – Deputado Marquito

Institui o Programa de Estímulo à Implantação de Cozinhas Comunitárias e Solidárias, instrumento de Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan/SC).

PL 73/2023 – Deputado Sargento Lima

Dispõe  sobre  a  vedação  da  realização  de  hormonioterapia  cruzada para menores de 16 anos e procedimentos cirúrgicos de afirmação de gênero para menores de 18 anos em Santa Catarina.

PL 130/2023 – Deputada Paulinha

Cria o “Selo Reciclagem” para certificar produtos compostos de materiais recicláveis.

PL 170/2023 – Deputado Oscar Gutz (PL)

Dispõe sobre a estadualização de trecho da Rodovia que  liga os municípios de Witmarsum a Vitor Meireles, no Vale do Itajaí.

PL 448/2024 – Deputado Marquito

Institui o Dia Estadual da Promoção da Cultura Oceânica, celebrado em 8 de junho.

PL 16/2021 – Deputada Paulinha

Cria o Programa “Inova Pesca SC”, de incentivo à infraestrutura pesqueira em Santa Catarina.

Governo de SC inicia mapeamento de empreendimentos da Economia Solidária

O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviço (Sicos), deu início neste mês de dezembro a um mapeamento abrangente de empreendimentos de economia solidária em todo o estado. O objetivo da ação é criar um novo cadastro desses empreendimentos e das entidades que apoiam a economia solidária, além de estabelecer um banco de dados, mapa interativo e outras informações essenciais para o desenvolvimento de políticas públicas de fomento ao setor.

Em 2024, o Governo do Estado anunciou a liberação de R$ 1,2 milhão para fortalecer a economia solidária. Desse total, o governo destinou R$ 200 mil para o mapeamento. O restante será dividido igualmente para 10 projetos de fomento da comercialização dos produtos da economia solidária em diversos municípios catarinenses. O investimento do governo beneficiará feiras, eventos, estruturação e organização do setor.

“A liberação dos recursos e realização do mapeamento são essenciais para a formulação de políticas que deem apoio aos trabalhadores e trabalhadoras da economia solidária. Com isso, o estado incentiva a geração de emprego e renda, a produção feita em Santa Catarina, bem como a criação de oportunidades”, afirmou o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck.

SUGESTÃO DE NOTÍCIA: 48 99201 4146
E-mail: contato@suldefloripa.com.br

VALORIZE NOSSO COMÉRCIO DO SUL DA ILHA
ZEN TELECOM – internet fibra ótica.
DAVI COLCHÕES TERAPÊUTICOS – personalizados.
SUL DA ILHA DESENTUPIDORA – 
agilidade, preço justo.
ALEMÃO LATARIA E PINTURA –
no Carianos.
CICLE CAMPECHE –
Oficina e aluguel de bike.
ESPAÇO VALENA ESTÉTICA E PILATES – Campeche.
T-ZEUS 30 – revigora os homens.
RUNNER CLUBE DE BENEFÍCIOS – proteção veicular.
POUSADA SOLRISO – ao lado do aeroporto.
MESUS CONSULTORIA – gestão de resíduos.
Megatech Manutenções – serviço especializado
Centro Automotivo Vale do Sol – Oficina Mecânica e Elétrica