Sul de Floripa

O que muda no trânsito para o Carnaval 2025 de Florianópolis

O que muda no trânsito para o Carnaval 2025 de Florianópolis 1

Durante os blocos e desfiles de carnaval em Florianópolis, a Capital passará por alterações no trânsito, que ocorrerão entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março. Segundo a Prefeitura de Florianópolis (PMF), a Guarda Municipal e outras forças atuarão para garantir a segurança dos foliões e minimizar os impactos na mobilidade urbana.

As principais alterações ocorrem durante o Bloco dos Sujos e do tradicional desfile das escolas de samba. Além disso, será ativado um corredor exclusivo de ônibus no Centro. A prefeitura recomenda que motoristas fiquem atentos às alterações e utilizem rotas alternativas sempre que possível.

Confira as alterações no trânsito

Quarta-feira (26)

O bloco Afros inicia as alterações no trânsito a partir das 19h desta quarta-feira (26). O bloco acontece no entorno da Praça XV de Novembro. As ruas João Pinto e Tiradentes serão fechadas, já as ruas Victor Meirelles, Mario Couto e Vidal Ramos serão usadas como desvio para os motoristas. As ruas devem ser liberadas após a meia-noite.

Quinta-feira (27)

O bloco Enterro da Tristeza abre oficialmente as celebrações. A partir das 12h, a concentração ocorre na Av. Hercílio Luz, próximo à Av. Mauro Ramos. O desfile começa às 19h30min, percorrendo as ruas Hercílio Luz, Anita Garibaldi, dos Ilhéus, Largo da Catedral e Arcipreste Paiva, encerrando no Largo da Alfândega. O trânsito será desviado conforme a passagem do bloco.

As avenidas Hercílio Luz e Mauro Ramos serão fechadas quando o bloco iniciar o deslocamento. O trânsito na Avenida Hercílio Luz será liberado após a passagem do bloco. Todos os acessos à Praça XV de Novembro serão bloqueados.

Ainda na quinta-feira, acontece o desfile do Bloco do Baixio, no bairro Costeira do Pirajubaé. A concentração inicia às 19h no Trevo da Seta, com percurso até o Trevo do Supermercado Bistek. Durante o trajeto, a Av. Jorge Lacerda será bloqueada e liberada gradualmente conforme o avanço do cortejo.

Sexta-feira (28)

No Centro, a programação começa com a Arena Centro, no Largo da Alfândega. A partir das 11h, a Av. Paulo Fontes será interditada entre a Praça Fernando Machado e o Mercado Público para a passagem de blocos. Na Praça XV de Novembro, a partir das 19h, a movimentação de blocos causará o bloqueio total dos acessos à praça, permitindo apenas trânsito local.

O Desfile das Escolas de Samba ocorre na Passarela do Samba Nego Quirido, nos dias 28 de fevereiro e 1º de março. A partir das 18h, uma faixa da Av. Gustavo Richard será interditada para a concentração das escolas.

Por volta das 20h, o bloqueio se estenderá até a Cabeceira da Ponte Pedro Ivo Campos, desviando o trânsito para a Curva das Bandeiras. Para acessar o Sul da Ilha, recomenda-se utilizar a Rua Padre Roma, Av. Rio Branco e Av. Mauro Ramos.

Sábado (1º)

A partir das 7h, o Bloco dos Sujos toma conta da região central, e os acessos à Praça XV de Novembro estarão bloqueados para trânsito local. Com o aumento do público ao longo do dia, a área interditada será ampliada.

Um corredor exclusivo de ônibus no Centro será ativado. Com a interdição da Av. Gustavo Richard para o desfile das escolas de samba, a Av. Ivo Silveira terá um corredor exclusivo de ônibus, operando do elevado da avenida até a Ponte Hercílio Luz, a partir das 16h.

Fonte: NSC