O Novembro Negro UFSC inicia-se com exposições abertas em diversos setores da Universidade. Confira alguns destaques da semana de 6 a 10 de novembro e acompanhe a programação completa no site novembronegro.ufsc.br.
Exposições
A Biblioteca Central da UFSC promove, de 1º a 30 de novembro a exposição Perspectivas, com obras elaboradas por um coletivo de artistas do Ateliê Smith. As telas são todas em pintura acrílica. As telas estão disponíveis para visitação no Hall do Auditório, no horário de funcionamento da biblioteca. Acesse mais informações.
Será aberta, a partir do dia 10 de novembro, a exposição Filosofias Africanas, na sala 320 do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). Acesse mais informações.
Seminários
Começa nesta semana o II Seminário Kadila, promovido pelo Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas da UFSC. O primeiro ciclo de debates ocorre na terça-feira, 7 de novembro e será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do Instituto Kadila. Para receber o certificado é necessário inscrever-se pelo link. A palestrante desta semana, Rosa Acevedo Marin, pesquisadora da Universidade Federal do Pará (UFPA) e integrante do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia (PNCSA), abordará Jomo Kenyatta, líder do Quênia, e tratará de temas como a antropologia anti-colonial os direitos dos Gikuyu. O debate terá mediação de Ilka Boaventura Leite e Eduardo Sala. Acesse mais informações.
Ocorre também nesta semana o “Seminário 48 anos de independência de Angola”, promovido em parceria pela Associação de Angolanos em Florianópolis (ASSAF) e pela UFSC, por meio do Instituto Kadila, Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) e Secretaria de Relações Internacionais (Sinter), ocorre nos dias 7 e 8 de novembro, das 19h às 21h no Auditório da Biblioteca Universitária Elke Heuring. Nos dois dias do evento haverá palestras relacionadas à temática.