
O Núcleo de Educação Infantil Municipal (NEIM) Zilda Arns Neumann, em Florianópolis, recebeu na última semana a escritora indígena Martha de Lima, conhecida como Vovó Martha, para uma atividade especial de contação de histórias. A ação fez parte do planejamento coletivo da unidade, que busca ampliar os repertórios sociais e culturais das crianças e fortalecer a integração com as famílias.
Durante o encontro, Martha apresentou o livro “Contos Amazônicos por Vovó Martha”, em parceria com a professora Wanda e suas turmas, trazendo narrativas que dialogam com a realidade dos povos indígenas e suas tradições. Além da contação, a escritora expôs artesanatos e símbolos culturais, como o mote da Marcha das Mulheres pelo reflorestamento e pela cura da terra, destacando a importância da preservação ambiental.
“Trazer a cultura indígena para a escola é parte do nosso trabalho de divulgação, como promotora cultural. Queremos que as crianças conheçam a realidade dos povos indígenas e se encantem com os contos amazônicos”, destacou Vovó Martha, que também atua em projetos culturais pelo Brasil e em escolas indígenas no Morro dos Cavalos, em Palhoça.
Para a diretora do NEIM Zilda Arns, Lucila Magoli, a atividade reforça o compromisso da instituição em acolher as famílias, ouvir a comunidade escolar e promover momentos de interação. “Entendemos que a participação cotidiana das famílias é fundamental para fortalecer vínculos e qualificar a educação das crianças. A presença da Martha como nossa convidada especial ampliou esse espaço de escuta, de cultura e de aproximação”, afirmou.
A contação de histórias e a interação com as famílias fizeram parte de uma semana dedicada ao acolhimento e à participação comunitária, alinhada aos eixos norteadores da unidade.



































Seja Patrocinador do Sul de Floripa : 48 99201 4146
E-mail: [email protected]
VALORIZE NOSSO COMÉRCIO DO SUL DA ILHA
ZEN TELECOM – internet fibra ótica.
Dr. Gustavo Cima – medicina esportiva e terapia hormonal
DAVI COLCHÕES TERAPÊUTICOS – personalizados.
SUL DA ILHA DESENTUPIDORA – agilidade, preço justo.
ALEMÃO LATARIA E PINTURA – no Carianos.
CICLE CAMPECHE – Oficina e aluguel de bike.
POUSADA SOLRISO – ao lado do aeroporto.
MESUS CONSULTORIA – gestão de resíduos.
Centro Automotivo Vale do Sol – Oficina Mecânica e Elétrica
Chop no Sul da Ilha é Patrem – Só pedir
Seu Zé Burger – Hamburgueria do Ribeirão da Ilha
Audio Técnica e Rei da GPU – no Carianos
Megatech Manutenções – serviço especializado
Rick Massoterapia – massagem a domicilio
Magia Café Cestas e Presentes
Vidraçaria Passos – Todo o Sul da Ilha
Dra Kim Duarte – Médica de Família e Comunidade
Studio Wash – Excelência em estética automotiva