Sul de Floripa

Motoristas de aplicativo protestam em Florianópolis contra projeto de lei e pedem melhores condições de trabalho

Motoristas de aplicativo protestam em Florianópolis contra projeto de lei e pedem melhores condições de trabalho 1

Motoristas e entregadores de aplicativos realizaram um protesto na manhã desta terça-feira (14), no Centro de Florianópolis, contra o Projeto de Lei 152/2025, que trata da regulamentação do trabalho por plataformas digitais no Brasil.

A mobilização reuniu cerca de 100 veículos e faz parte de uma série de manifestações que ocorrem em diversas cidades do país. O grupo reivindica melhores condições de trabalho e maior reconhecimento da atividade.

Manifestação percorreu vias da Capital

O ato teve início na região da Beira-Mar Continental e seguiu em carreata até a sede da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), no Centro da Capital.

Durante o percurso, os participantes chamaram a atenção para pautas relacionadas à remuneração, direitos e segurança no exercício da atividade.

Categoria critica pontos do projeto de lei

O principal ponto de crítica dos trabalhadores é a forma como o projeto classifica os profissionais, definindo-os como “trabalhadores autônomos plataformizados”, sem vínculo empregatício com as empresas de aplicativo.

O texto também prevê mudanças como a definição de tarifa mínima por entrega e a possibilidade de remuneração baseada no tempo efetivamente trabalhado, com valor fixo por hora.

Segundo representantes do movimento, no entanto, demandas consideradas essenciais pela categoria não foram contempladas, como a inclusão do cálculo de quilometragem e a garantia de valores mínimos por corrida.

“Esse é um grito para a sociedade ver que precisamos de dignidade, mais do que tudo”, afirmou Wesley, uma das lideranças do movimento em Florianópolis.

Mobilização nacional impacta tramitação em Brasília

Diante da pressão nacional da categoria, a Câmara dos Deputados cancelou a reunião que analisaria o parecer do relator do projeto, deputado Augusto Coutinho (Republicanos-PE).

O Projeto de Lei 152/2025 segue em tramitação e deve continuar sendo debatido nos próximos dias, em meio à mobilização de trabalhadores por todo o país.

Foto: Joven Pan News

Seja Patrocinador do Sul de Floripa : 48 99201 4146
E-mail: [email protected]

VALORIZE NOSSO COMÉRCIO DO SUL DA ILHA
ZEN TELECOM – internet fibra ótica.
Cervejaria Refúgio – O sabor artesanal do Sul da Ilha
Dr. Gustavo Cima – medicina esportiva e terapia hormonal
DAVI COLCHÕES TERAPÊUTICOS – personalizados.
SUL DA ILHA DESENTUPIDORA – 
agilidade, preço justo.
MESUS CONSULTORIA – gestão de resíduos.
Audio Técnica e Rei da GPU – no Carianos
Studio Wash – Excelência em estética automotiva
Escola Peterson Boeira Surf e Bodyboard – aulas de surf em Florianópolis
Loira Hair – Salão de Beleza no Carianos
ANK Advogados –  Direito Previdenciário, Trabalhista, Civil, Família e Consumidor
S’malteria Sul da Ilha – Manicure e Pedicure
Elisa Schmidt – Fisioterapia e Osteopatia em Florianópolis
Neto Corretagem de Seguro – Seguro Auto, Moto, Residencial e Celular
ESPAÇO VALENA ESTÉTICA E PILATES – Campeche.
Delicias Caramelle – Café Colonial e Loja de Bolos
Evolution Barbearia – Campeche e Rio Tavares