A 6ª Vara Federal de Florianópolis indeferiu o pedido liminar do município de Florianópolis para remover os indígenas que ocupam o terreno vizinho ao Tisac (Terminal de Integração do Saco dos Limões).
O pedido enviado na sexta-feira (12) foi negado pelo juiz Marcelo Krás Borges no mesmo dia. A Procuradoria-Geral do Município pediu que fosse determinada a saída dos indígenas da área que não compreende o Tisac e informou que o magistrado preferiu designar audiência de conciliação para novas discussões. O encontro será em 7 de fevereiro, às 14h30, na sala de audiências da Vara Ambiental e Agrária em Florianópolis.
Embora apenas 13 famílias indígenas ocupem o Tisac durante o ano, recentemente, para vender artesanato no verão, centenas de indígenas vieram para o local e, além do Tisac, ocupam o terreno ao lado, onde a prefeitura pleiteou a desocupação.
Ainda conforme o magistrado, como o terreno vizinho é de propriedade da União, somente ela tem legitimidade para reivindicar a posse.
“A União cedeu a posse para que o município construísse a casa de passagem. Todavia, o município descumpriu o acordo e nada foi construído. Assim, em face da notícia da invasão do terreno vizinho, entendo mais prudente aguardar a realização da audiência de conciliação, já designada para o início do mês de fevereiro, na qual as partes poderão chegar a um acordo.”
Fonte: ND+ Foto: LEO MUNHOZ/ND
CONFIRA NO SUL DA ILHA
MM TECH – Converse com nossa equipe e garanta segurança e tranquilidade para sua família ou sua empresa.
Skills 4Kids – Mini Esportes com Inglês para crianças até 8 anos de idade.
Sushi in Casa delivery – Escolha e peça o seu.
Davi Colchões – Representante de marca LIDER no mercado de sistema científico de dormir, com gestão ecologicamente correta.
Gás e Água no Sul da Ilha é com a JD Gás e Água – entrega rápida e preço bom.
Amanda Tatuagens – Trabalha exclusivo com mulheres e preza pela qualidade e conforto para fazer a sua tatuagem com segurança.