João Alfredo Marques dos Santos, conhecido por todos como “João do Pife”, mestre da música popular nordestina e Patrimônio Vivo de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, que já chegou a mais de 27 países esteve no Campeche realizando oficina para confecção de Pife na Casa Cultural Canela Preta.
O “pife” é um dos principais símbolos da música feita em Caruaru. É um instrumento de sopro geralmente fabricado com uma madeira semelhante ao bambu. Seu João fabrica o objeto há mais de 40 anos na residência onde mora no bairro do Salgado.
Durante a oficina Bernardo, da Banda de Pifanos da Armação entrevistou o Mestre João do Pife para saber um pouco mais de seu trabalho. ” Plantei essa semente forte. Eu tenho certeza, que se eu morrer amanhã, é o caminho de todos nós. A semente que eu plantei no Brasil e lá fora, ninguém apaga mais meu nome. Esse nome ninguém apaga mais”, disse o Mestre João.
Em sua casa, que não serve apenas como morada, mas que também é considerada um patrimônio, local onde a arte acontece por meio das mãos do mestre da cultura popular, que não somente toca, mas fabrica o pife.