Sul de Floripa

IMA divulga segundo relatório de balneabilidade da temporada

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulgou na sexta-feira,15, o segundo relatório de balneabilidade da temporada 2023-2024. De acordo com as amostras coletadas nos 238 pontos monitorados pelo Instituto no litoral catarinense, 145 estão próprios para banho, o que representa 60,92%. Em Florianópolis, dos 87 pontos, 67 estão adequados para banho, o que equivale a 77,01%.

O Programa de Monitoramento da Balneabilidade do IMA contempla 28 municípios litorâneos e mais de 100 praias e/ou balneários do Sul ao Norte de Santa Catarina, compondo as cidades de: Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Camboriú, Balneário Barra do Sul, Balneário Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Paulo Lopes, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.

Todas as informações, comparativos e considerações técnicas sobre o relatório nº02 da temporada podem ser conferidas na íntegra neste link: https://balneabilidade.ima.sc.gov.br/relatorio/downloadPDF/2023-12-15

Aumento da frequência de coletas em 82 pontos

O governo de Santa Catarina lançou oficialmente nesta sexta-feira, 15, um extenso pacote de ações para a Estação Verão na temporada 2023/2024.

Dentro deste pacote ficou definido que a partir da segunda semana de janeiro até o fim de março de 2024, haverá aumento da frequência da coleta em 82 pontos. A regularidade da coleta se dará entre o período de 08 de janeiro até 31 de março 2024, de segunda a quinta-feira (exceto feriados) três vezes por semana em 10 pontos de Balneário Camboriú (todos na praia central) e 26 pontos em Florianópolis (em praias como Canasvieiras, Ingleses e Jurerê), e duas vezes por semana em 3 pontos de Governador Celso Ramos; 9 pontos de Bombinhas; 5 pontos de Itajaí; 8 pontos de Itapema; 4 pontos de Navegantes; 11 pontos de Penha e 6 pontos de Porto Belo.

A ideia de aumentar a frequência da coleta de balneabilidade nestes pontos é trazer uma resposta mais precisa das condições sanitárias nas praias que apresentam maior fluxo de banhistas e estão sujeitas a mais variações de qualidade, podendo refletir melhor as condições ambientais dos pontos amostrados, visto que as informações, também, podem servir de apoio para que os municípios implementem ações de melhoria de saneamento nestes locais.

No site, www.balneabilidade.ima.sc.gov.br as informações são atualizadas automaticamente e todo cidadão pode acompanhar as datas das coletas e o resultado mais atualizado da propriedade de determinado ponto, basta clicar nas bandeirinhas que aparecem no mapa.

Metodologia e legislação

As amostras são analisadas pelo método fluorogênico tendo como substrato o Colilert-18, conforme diretrizes do Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater, 23ª edição, Método 9223 B que consiste na quantificação dos coliformes totais e Escherichia coli.

Conforme a Resolução Conama nº 274, de 29 de novembro de 2000, o ponto é considerado “PRÓPRIO” quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros. O ponto é considerado “IMPRÓPRIO” quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, for superior a 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.

Atenção aos banhistas

Não é recomendado o banho de mar nas primeiras 24/48 horas após a ocorrência de chuvas de maior intensidade, bem como, nas proximidades de saída de canais ou galerias de águas pluviais, pois as chuvas podem arrastar material contaminado, o que pode deteriorar a qualidade das águas para banho.

Divulgação

O Programa de Monitoramento do IMA segue um cronograma de coletas prévio à realização das mesmas, de modo a prover transparência e publicidade ao processo. Desta forma, todo cidadão pode acompanhar quando haverá coleta em determinado ponto.

De novembro a março, o IMA realiza o monitoramento da balneabilidade das praias catarinenses semanalmente, e às sextas-feiras, divulga um release com o balanço da semana. Já entre os meses de abril e outubro, a pesquisa e a divulgação são mensais.

Confira o Boletim na íntegra:

https://suldefloripa.com.br/wp-content/uploads/2023/12/relatorio_n2-2023.pdf

relatorio_n2-2023

 

CONFIRA NO SUL DA ILHA
Skills 4Kids – Mini Esportes com Inglês para crianças até 8 anos de idade. 
Sushi in Casa delivery – Escolha e peça o seu
Davi Colchões – Representante de marca LIDER no mercado de sistema científico de dormir, com gestão ecologicamente correta