A Prefeitura de Florianópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, está na fase final do Festival da Canção Escolar: Poeta Zininho.
A iniciativa é voltada para os estudantes do município que frequentam os núcleos de educação infantil, escolas básicas, sedes do Programa Bairro Educador e da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA), além das 36 instituições conveniadas com a SME.
Segundo a secretária de Educação, Fabricia Luiz Souza, o objetivo é oportunizar aos participantes, estudantes da rede municipal, um momento de expressão e de arte, de compartilhamento, de mostrar talentos individuais e coletivos.
O Festival será encerrado no dia 29, no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina com inicio da programação às 13h com entrada gratuíta. Na ocasião, serão escolhidos os três primeiros colocados de cada categoria, que receberão um troféu e equipamentos musicais como prêmios, mas todos os participantes serão contemplados com medalhas.
A comissão julgadora leva em consideração afinação e técnica vocal, presença, postura e carisma, assim como a interpretação e criatividade.
ORDEM DAS APRESENTAÇÕES NO DOMINGO
13h às 15h – Pimpolhos
15h às 16h – Juvenil 1 (‼️todos os cantores devem chegar às 13h para os preparativos)
16h30 às 17h30 Juvenil 2 e Veteranos (‼️todos os cantores devem chegar às 13h para os preparativos)
18h resultado e premiação das três categorias (pimpolhos, juvenil e veteranos)
Na etapa final serão premiados os 3 primeiros colocados de cada categoria os quais receberão como prêmio instrumentos e equipamentos musicais.
A comissão organizadora, conforme previsto no regulamento, selecionou mais uma apresentação de cada regional por pontuação, as quais também irão participar da Etapa Final. Trata-se de apresentações que tiveram notável desempenho e ficaram praticamente com empate técnico. São elas:
Luana Schaitel Maciel da EBM Tapera (Região Sul e Leste)
Isis Lima & Clarice Borges Pedro da EBM Darcy Ribeiro (Região Norte)
Alisson Kauã Caetano Santos do Bairro Educador (Região Centro)
Finalistas:
Pimpolho (5 a 9 anos) passaram para a final da regional norte: Amanda Marques Cortes Real (EBM Darcy Ribeiro), Nawton Gilvane Bastos (EBM Antônio Paschoal Apóstolo), Ana Vitória de Souza Dahlanio (NEIM Doralice Teodora Bastos), Maya Stefanes Ferreira (EBM Herondina Medeiros Zeferino), Davi de Campos Conceição (EBM Maria Tomázia Coelho), Laura Valentina Costa das Neves (EBM Osvaldo Machado), João Alexandre de O. da Silva (EBM Virgílio dos Reis Várzea).
Juvenil 1 classificaram-se: Andressa Schneider & Rafaela Sagaz dos Santos (EBM Osmar Cunha), Victor Gabriel do Prado Rodrigues (EBM Herondina Medeiros Zeferino), Manuella Baptista Padilha & Maria Eloysa Comin Pereira (EBM Darcy Ribeiro), Sofia Proença Farias (EBM Herondina Medeiros Zeferino), Maurício Alves Carvalho Junior (EBM Virgílio dos Reis Várzea), Isabela Stein da Rosa (EBM Herondina Medeiros Zeferino), Pedro Martinelli Custódio Dellê (EBM Herondina Medeiros Zeferino).
Juvenil 2 vão para a final: Maria Alice Vianna Pfarrius (EBM Intendente Aricomedes da Silva), Zayra Martinez (EBM Osmar Cunha), Kaleo Emanoel A. Nunes Rocha (EBM Intendente Aricomedes da Silva), Francisco David R. Zapata (EBM Mâncio Costa), Amabilli Victória S. Benck & Yasmin da Silva Afonso (EBM Osvaldo Machado), Danielly dos Santos Aimi (EBM Virgílio dos Reis Várzea), Weslen dos Santos da Silva (EBM Osmar Cunha).
O poeta maior
O Festival da Canção leva o nome de Cláudio Alvim Barbosa, o Zininho, nascido no dia 8 de maio de 1929 em Biguaçu . Ele faleceu aos 69 anos de idade no dia 5 de setembro de 1998. Em 1965, participou do concurso realizado pela Prefeitura intitulado “Uma Canção para Florianópolis”. Venceu com “Rancho do Amor à Ilha”. Em 8 de julho de 1968, a música tornou-se o hino oficial da capital catarinense.
O poeta maior foi cantor, compositor, produtor de jingle, ator e sonoplasta de radioteatro. São de sua autoria também canções como “Rancho do Amor À Vida”, “Princesinha da Ilha”, “A Rosa e o Jasmim”, “Largo 13 de Maio”, “Miramar”, “Magia do Morro”, “Homenagem à Princesa”, “Preconceito Racial” e “Deixa a Porta Aberta”.
SERVIÇO
Evento: Final do Festival Escolar da Canção.
Local: Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina na Trindade.
Data: 29.10.2023
Horário: das 13h às 18h
Ingressos: São gratuitos sendo aberto para toda comunidade.
Observação: Os interpretes deverão chegar até às 13h para organização.