Sul de Floripa

Diferenças culturais no descarte de papel higiênico exigem atenção de turistas

Diferenças culturais no descarte de papel higiênico exigem atenção de turistas 1

A chegada de turistas estrangeiros desperta curiosidades sobre diferenças culturais – inclusive no banheiro. Em muitos países, é comum que o papel higiênico seja descartado diretamente no vaso sanitário. No Brasil, entretanto, o correto é descartá-lo no cesto de lixo.

A CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) reforça a importância dessa prática para garantir a saúde dos Sistemas de Esgotamento Sanitário e evitar problemas. O alerta, que está sendo divulgado em português, espanhol e inglês, é direcionado especialmente a visitantes que se hospedam em hotéis, casas de familiares ou imóveis alugados, como em plataformas de aluguel por temporada.

Por que não descartar papel no vaso sanitário?

O descarte inadequado de papel higiênico pode trazer consequências negativas tanto para as residências quanto para os sistemas públicos de esgoto.

Dentro de casa ou no hotel: no Brasil, as redes coletoras de esgoto não são projetadas para receber papel higiênico. Isso pode causar obstruções ou entupimentos, demandando reparos que poderiam ser evitados;

Nas redes de coleta e tratamento: caso o papel passe pelos ramais e alcance a rede pública, pode se acumular com outros resíduos, comprometendo o fluxo nas tubulações e prejudicando a operação das Estações Elevatórias e de Tratamento de Esgoto. Os entupimentos resultam em manutenções onerosas e interrupções no sistema.

Além disso, descartar o papel no vaso sanitário aumenta o consumo de água. Cada descarga de seis segundos consome cerca de 12 litros de água, e, em casos de papel descartado, pode ser necessário acionar a descarga várias vezes, gerando desperdício e aumento na conta de água.

Boas práticas no uso do esgoto

Durante o verão, quando o consumo de água e a geração de esgoto aumentam, a CASAN recomenda seguir estas práticas:

Descartar o papel higiênico na lixeira: para evitar entupimentos e economizar água;

Mantenha os ralos limpos: isso evita que resíduos sólidos sejam levados para o sistema de esgoto;

Não ligue calhas e ralos de chuva na rede de esgoto: essas águas devem ser direcionadas para a drenagem pluvial;

Não despejar óleo de fritura na pia: o óleo solidifica e causa obstruções nas tubulações;

Direcione águas residuais corretamente: o esgoto do tanque e da lavanderia deve ser encaminhado para o sistema de esgoto e nunca para áreas abertas;

Não abra Poços de Visitas (PVs): essa prática, além de ser vandalismo, prejudica o sistema público e representa riscos de acidentes.

Adotar essas orientações é fundamental para proteger o meio ambiente e garantir a eficiência do sistema de esgotamento sanitário, contribuindo para uma temporada de verão mais sustentável e segura.

English

Best Practices for Sewage Use

During summer, when water consumption and sewage generation increase, CASAN recommends following these practices:

Dispose of toilet paper in the trash bin: to avoid blockages and save water.

Keep drains clean: this prevents solid waste from entering the sewage system.

Do not connect gutters or rain drains to the sewage system: rainwater should be directed to the stormwater drainage system.

Avoid pouring cooking oil down the sink: oil solidifies and causes blockages in the pipes.

Properly direct wastewater: sewage from the tank and laundry should be routed to the sewage system, never to open areas.

Do not open Manholes (PVs): this practice, besides being vandalism, disrupts the public system and poses safety risks.

Adopting these guidelines is essential to protect the environment and ensure the efficiency of the sewage system, contributing to a more sustainable and safer summer season.

Español

Buenas prácticas en el uso del alcantarillado

Durante el verano, cuando el consumo de agua y la generación de aguas residuales aumentan, CASAN recomienda seguir estas prácticas:

Deseche el papel higiénico en el basurero: para evitar obstrucciones y ahorrar agua.

Mantenga los desagües limpios: esto evita que los residuos sólidos lleguen al sistema de alcantarillado.

No conecte canaletas ni desagües pluviales al sistema de alcantarillado: estas aguas deben dirigirse al sistema de drenaje pluvial.

Evite verter aceite de cocina en el fregadero: el aceite se solidifica y causa obstrucciones en las tuberías.

Dirija las aguas residuales de manera adecuada: las aguas del tanque y la lavandería deben conducirse al sistema de alcantarillado y nunca a áreas abiertas.

No abra los Pozos de Visita (PVs): esta práctica, además de ser un acto de vandalismo, perjudica el sistema público y representa riesgos de accidentes.

Seguir estas orientaciones es fundamental para proteger el medio ambiente y garantizar la eficiencia del sistema de alcantarillado, contribuyendo a una temporada de verano más sostenible y segura.