Crianças do terceiro ano da Escola Básica Municipal Adotiva Liberato Valentim, da Costeira do Pirajubaé, terão um compromisso diferente e especial no próximo dia 28 de novembro: elas serão cientistas por um dia. A turma foi selecionada para participar do projeto Pequenos Grandes Cientistas, um projeto de divulgação de ciências voltado para o público infantojuvenil. As atividades irão ocorrer de manhã e a à tarde, no Auditório do Centro de Ciências Biológicas. A escola foi selecionada pela secretaria de educação de Florianópolis.
Idealizado e coordenado pela professora Regina de Sordi, a atividade tem a proposta de aproximar a crianças da Universidade e possibilitar que os jovens sejam cientistas, explorando sua capacidade de interpretação e reinventando a visão de quem pode fazer ciência no mundo. Na atividade com as crianças, elas receberão um caderno de experimentos elaborado pelos integrantes do projeto e cuidadosamente pensado para o público-alvo, e que contém a descrição dos experimentos, para que os alunos aprendam e sintam como é trabalhar com o método científico de forma descontraída e divertida.
Na primeira edição do projeto, realizado em 2022, professores do departamento de Farmacologia, pós-graduandos do programa de Farmacologia e alunos de graduação dos cursos de Biologia e Farmácia foram até a EBM Adotiva Liberato Valentim para levar aos alunos dos anos inicias experimentos de curta realização e que se relacionam com as grandes áreas da ciência como química, física e biologia. Mas este ano organizadores do projeto resolveram inovar e convidar os estudantes da escola para virem a UFSC.
As crianças irão circular por laboratórios do Centro de Ciências Biológicas e poderão colocar a mão na massa para realizar os experimentos científicos. O objetivo, segundo o professor Daniel Fernandes, do departamento de Farmacologia, é apresentar a ciência às crianças e estimular a curiosidade, a criatividade e o questionamento. “A ideia é transformar as nossas pequenas crianças de hoje nos grandes cientistas de amanhã”, explica.
O Pequenos Grandes Cientistas conta com a participação de alunos de pós-graduação e graduação da UFSC. Na sua descrição, o projeto lembra que muitas iniciativas para divulgação e popularização da ciência surgiram durante a pandemia de Covid-19, quando a falta de conhecimento científico dos tomadores de decisão e da população ficou muito evidente. “Porém, poucas iniciativas têm como público-alvo as crianças, e na opinião da equipe do projeto, este é um público importante a ser abordado pois as crianças têm um grande poder transformador”, argumentam, em texto de apresentação.
CONFIRA NO SUL DA ILHA
Skills 4Kids – Mini Esportes com Inglês para crianças até 8 anos de idade.
Sushi in Casa delivery – Escolha e peça o seu
Davi Colchões – Representante de marca LIDER no mercado de sistema científico de dormir, com gestão ecologicamente correta