Sul de Floripa

Coletivo TEACorda protocola denúncia contra a Prefeitura de Florianópolis no Ministério Público

Coletivo TEACorda protocola denúncia contra a Prefeitura de Florianópolis no Ministério Público 1

Na última quarta-feira, dia 20 de janeiro, o Coletivo TEACorda, formado por famílias de pessoas autistas de Florianópolis, esteve no Ministério Público do Estado de Santa Catarina para protocolar denúncias contra o descaso da Prefeitura Municipal com essa população. O Portal Sul de Floripa acompanhou a mobilização, que expôs problemas graves na educação e na saúde.

Denúncias protocoladas

O coletivo denuncia que a Portaria 28/2025, recentemente implementada pela Prefeitura, sobrecarrega ainda mais as auxiliares de sala e ignora as auxiliares de educação especial que aguardavam ser chamadas para essa função. Além disso, a maior preocupação das famílias é com a precarização do atendimento de saúde para crianças autistas, já que os agendamentos com especialistas estão sendo marcados para o ano de 2035.

“Isso é um verdadeiro absurdo. Estamos aqui hoje entregando esse documento que foi construído com muita luta, sofrimento e mobilização das famílias. Os autistas são invisíveis para a Prefeitura, e não podemos mais aceitar esse descaso na saúde e na educação”, destacou Bruna, integrante do coletivo TEACorda.

O grupo elaborou uma carta compromisso e uma carta aberta, junto com um levantamento detalhado das dificuldades enfrentadas pelas famílias no dia a dia. A intenção é cobrar providências urgentes para garantir direitos básicos às crianças, adolescentes e adultos autistas que vivem na capital catarinense.

Pressão por melhorias e mudanças

O ato realizado no Ministério Público reforça a necessidade de uma resposta por parte do poder público. Para o coletivo, a atual gestão municipal, liderada pelo prefeito Topázio Neto, tem ignorado as necessidades dessa população, resultando em um cenário de retrocesso no atendimento e na garantia de direitos.

“Essas denúncias são fundamentais para mostrar ao Ministério Público a realidade que enfrentamos. São direitos sendo negados, e isso não pode continuar. Precisamos que a Prefeitura tome providências e garanta um atendimento digno para as famílias”, afirmou um dos participantes do movimento.

O Coletivo TEACorda reforça que seguirá mobilizado até que melhorias concretas sejam implementadas. O grupo também pede apoio da sociedade para amplificar a causa e pressionar por soluções urgentes.

SUGESTÃO DE NOTÍCIA: 48 99201 4146
E-mail: [email protected]

VALORIZE NOSSO COMÉRCIO DO SUL DA ILHA
ZEN TELECOM – internet fibra ótica.
GRUPO OAD INCORPORAÇÕES
DAVI COLCHÕES TERAPÊUTICOS – personalizados.
SUL DA ILHA DESENTUPIDORA – 
agilidade, preço justo.
ALEMÃO LATARIA E PINTURA –
no Carianos.
CICLE CAMPECHE –
Oficina e aluguel de bike.
ESPAÇO VALENA ESTÉTICA E PILATES – Campeche.
T-ZEUS 30 – revigora os homens.
RUNNER CLUBE DE BENEFÍCIOS – proteção veicular.
POUSADA SOLRISO – ao lado do aeroporto.
MESUS CONSULTORIA – gestão de resíduos.
Megatech Manutenções – serviço especializado
Centro Automotivo Vale do Sol – Oficina Mecânica e Elétrica
Chop no Sul da Ilha é Patrem – Só pedir
Carro e Sofá limpo – agilidade e bom preço
Seu Zé Burger – Hamburgueria do Ribeirão da Ilha
Audio Técnica e Rei da GPU – no Carianos
Tô na Arara Brechó – Morro das Pedras