Baleia Jubarte é avistada no Pântano do Sul

Nessa páscoa, dia 04 e abril não foi só o coelhinho da páscoa que resolveu aparecer. Uma baleia Jubarte também veio nos visitar. Ela foi avistada na praia do Pântano do Sul!

Diferente das baleias Franca que são aguardadas no litoral de Santa Catarina durante o inverno, Florianópolis não costuma receber a visita dessa espécie, o que causa estranheza e preocupação. Ela passou o dia nas águas calmas da baia do Pântano do Sul e está sendo monitorada pela R3 Animal, pois é possível que ela esteja doente ou desorientada.

As fotos abaixo são do Manoel Fonseca.

Em junho de 2020 uma outra baleia Jubarte, um filhote de 9 metros, encalhou na Praia da Lagoinha do Norte. Após 2 dias de trabalho ela conseguiu ser desencalhada e voltou ao alto mar.

Atualização em 07 de abril.

Infelizmente a baleia foi encontrada morta dia 07 de abril na praia entre os Açores e o Pântano do Sul. 🙁

Luiza Campello

Moradora do Morro das Pedras, local que escolheu para viver. Formada em Turismo e com especialização em Comunicação Estratégica. Apaixonada pelo contato com a natureza e todos benefícios que isso proporciona. Incansável na busca por uma vida mais saudável e sustentável. Administradora do site Sul de Floripa.