Na noite de 22 de agosto de 2025, a comunidade da Tapera, no Sul da Ilha, recebeu uma audiência pública que reuniu autoridades, lideranças comunitárias e moradores para tratar do Caso Moisés, criança vítima de agressão que comoveu Florianópolis e Santa Catarina. O encontro teve como objetivo sensibilizar a população, orientar sobre canais de denúncia e fortalecer a rede de proteção à infância.
Autoridades presentes
Participaram da audiência o chefe de gabinete André (Dé), o sargento da Polícia Militar Fabio Divino Altair Vieira, o vereador Josimar Pereira Mamá, o desembargador Selso de Oliveira, a presidente do Conselho Comunitário da Tapera (CCT), Deisy Corrêa de Jesus, além de representantes do Tribunal de Justiça, do 4º Batalhão da Polícia Militar do Sul da Ilha, do Projeto Teatro Tapera e de voluntários da comunidade.
Chamado à denúncia
Nas falas, as autoridades reforçaram que calçada é para pedestre, rua é para ciclista, mas, principalmente, que crianças e famílias em situação de vulnerabilidade precisam ser amparadas e protegidas.
O sargento Fabio Divino destacou que qualquer cidadão pode denunciar casos de maus-tratos ou suspeitas de abuso pelo 190 ou diretamente ao Conselho Tutelar, sem necessidade de identificação. “Estamos aqui para ajudar, acompanhar as famílias e evitar que tragédias como a do Moisés voltem a acontecer”, afirmou.
Já a presidente do Conselho Comunitário da Tapera, Deisy Corrêa, emocionou-se ao relatar a indignação com o caso. “Eu sou mãe de uma criança especial e o caso do Moisés me abalou muito. Não podemos aceitar mais nenhuma violência contra crianças na nossa comunidade. O Conselho está de portas abertas para acolher e orientar quem precisar”, declarou.
Mobilização comunitária
A audiência também serviu como espaço de escuta, onde mães, moradores e lideranças puderam relatar experiências, dores e preocupações relacionadas à violência doméstica e ao cuidado com as crianças. O desembargador Selso de Oliveira destacou a relevância desse diálogo direto com a comunidade. “É um momento de aprendizado, onde conhecemos a realidade local e podemos atuar de forma mais eficiente”, disse.
Encerramento
O encontro terminou com um chamado à união da comunidade, reforçando que a proteção da infância é uma responsabilidade coletiva. As lideranças agradeceram a presença dos órgãos públicos e voluntários, destacando a necessidade de manter a mobilização constante para prevenir novos casos.
A mensagem final foi clara: não se cale diante da violência. Denuncie.
Seja Patrocinador do Sul de Floripa : 48 99201 4146
E-mail: [email protected]
VALORIZE NOSSO COMÉRCIO DO SUL DA ILHA
ZEN TELECOM – internet fibra ótica.
Dr. Gustavo Cima – medicina esportiva e terapia hormonal
DAVI COLCHÕES TERAPÊUTICOS – personalizados.
SUL DA ILHA DESENTUPIDORA – agilidade, preço justo.
ALEMÃO LATARIA E PINTURA – no Carianos.
CICLE CAMPECHE – Oficina e aluguel de bike.
POUSADA SOLRISO – ao lado do aeroporto.
MESUS CONSULTORIA – gestão de resíduos.
Centro Automotivo Vale do Sol – Oficina Mecânica e Elétrica
Chop no Sul da Ilha é Patrem – Só pedir
Seu Zé Burger – Hamburgueria do Ribeirão da Ilha
Audio Técnica e Rei da GPU – no Carianos
Megatech Manutenções – serviço especializado
Rick Massoterapia – massagem a domicilio
Magia Café Cestas e Presentes
Vidraçaria Passos – Todo o Sul da Ilha
Dra Kim Duarte – Médica de Família e Comunidade
Studio Wash – Excelência em estética automotiva