Sul de Floripa

Aberta consulta pública para proposta de decreto sobre os sistemas de logística reversa no estado

Aberta consulta pública para proposta de decreto sobre os sistemas de logística reversa no estado 1

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Economia Verde (Semae) informam que está aberta a Consulta Pública para a proposta de Decreto que regulamenta a estruturação, implementação e operacionalização dos sistemas de logística reversa na área de abrangência de Santa Catarina.

A proposta de Decreto Estadual, considera as características particulares de Santa Catarina, acrescenta aspectos complementares a PNRS, estabelece regras estaduais para promoção da economia circular e atividades voltadas à reciclagem, bem como, disposições específicas relacionadas à estruturação, implementação, operacionalização, monitoramento e controle dos sistemas de logística reversa no território do estado.

A Lei Federal nº 12.305, de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), o Decreto Federal n° 10.936, de 2022, e o Decreto Federal n° 11.413, de 2023, estabelecem diretrizes importantes para a gestão de resíduos no país, incluindo-se a implementação da logística reversa.

“A participação da sociedade neste processo é fundamental para o alcance dos objetivos de sustentabilidade e a economia de recursos preconizados na legislação. A força reguladora também será importante para potencializar projetos, programas e ações de coleta para reversão dos resíduos sólidos no âmbito da logística reversa com foco na preservação ambiental e no desenvolvimento social, econômico e sustentável do estado”, comenta a presidente do IMA, Sheila Meirelles, ao destacar que através das ações do Programa Penso, Logo Destino (PLD), o Instituto também promove diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos em diversas regiões do estado.

A regulamentação de sistemas de logística reversa viabiliza a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial para reaproveitamento em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou em outra destinação final ambientalmente adequada.

“A consulta pública é uma ferramenta de grande importância para ampliar a transparência na elaboração de normas legais. Ao envolver a comunidade nesse processo, garantimos que as decisões sejam mais representativas e eficazes, refletindo as necessidades e anseios da população. Estamos comprometidos em trabalhar em parceria com os setores público e privado, além da sociedade civil, para garantir a aplicação da Política Estadual de Resíduos Sólidos e a cadeia da logística reversa destes resíduos em SC”, complementa o secretário da Semae, Guilherme Dallacosta.

Todos os interessados, especialmente, os profissionais do setor de resíduos sólidos que atuam em sistemas de logística reversa, estão convidados a participarem da Consulta Pública, que ficará disponível por 30 dias através do preenchimento deste formulário.

Em caso de dúvidas, a equipe do Programa Penso, Logo Destino (PLD) ficará disponível para esclarecimentos pelo e-mail: pld@ima.sc.gov.br.

VALORIZE NOSSO COMÉRCIO DO SUL DA ILHA
ZEN TELECOM – internet fibra ótica.
DAVI COLCHÕES TERAPÊUTICOS – personalizados.
DELÍCIAS DA DY –
comida caseira.
SUL DA ILHA DESENTUPIDORA – 
agilidade, preço justo.
ALEMÃO LATARIA E PINTURA –
no Carianos.
CICLE CAMPECHE –
Oficina e aluguel de bike.
ESPAÇO VALENA ESTÉTICA E PILATES – Campeche.
ECO MATERIAIS ECOLÓGICOS – Rio Tavares.
MC MECÂNICA DE CARROS – especializada.
T-ZEUS 30 – revigora os homens.
RUNNER CLUBE DE BENEFÍCIOS – proteção veicular.
POUSADA SOLRISO – ao lado do aeroporto.
MESUS CONSULTORIA – gestão de resíduos.
CARRO & SOFÁ LIMPO FLORIANÓPOLIS – serviço completo.
SMART HOSTEL – Hospedagem compartilhada.
CHARLIE FLORIANÓPOLIS-  brownies, chocolates, cafeteria e presentes.