
A Prefeitura de Florianópolis está ampliando o uso do programa “Vizinho de Aluguel” para acelerar a realização de pequenos reparos em escolas e núcleos de educação infantil da rede municipal. A iniciativa busca dar mais agilidade à resolução de demandas como troca de lâmpadas, conserto de vazamentos e outros serviços simples, beneficiando cerca de 36 mil estudantes.
Na segunda-feira (27), aproximadamente 120 diretoras participaram de um treinamento voltado à utilização da ferramenta, promovido pelas secretarias de Licitações, Contratos e Parcerias e de Educação, em parceria com o Sebrae. O programa permite a contratação de microempreendedores individuais (MEIs) para serviços não continuados, facilitando o atendimento rápido das necessidades nas unidades.
Atualmente, as escolas já contam com recursos para manutenção por meio do Programa de Descentralização Financeira (PDDF), do município, e do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Governo Federal. Juntos, os programas somam quase R$ 2 milhões destinados às 125 unidades da rede, com repasses proporcionais ao número de alunos.
Segundo a administração municipal, a ampliação do “Vizinho de Aluguel” também busca fortalecer a economia local ao conectar o poder público a prestadores de serviço da cidade. A expectativa é que a medida aumente a autonomia das unidades escolares e reduza o tempo de espera por reparos. Interessados em participar do programa podem se cadastrar pela plataforma Contrata+Brasil.
