Sul de Floripa

Equipe de escola municipal é finalista do Meninas na Tecnologia

Equipe de escola municipal é finalista do Meninas na Tecnologia 1

A equipe “As Meninas Digitais HMZ”, da Escola Básica Municipal Professora Herondina Medeiros Zeferino, foi selecionada para a segunda etapa da competição “Meninas na Tecnologia” evento promovido pela UFSC campus Joinville. Houve a participação de representantes de três estados brasileiros com 131 equipes, sendo 76 do ensino médio e 55 do ensino fundamental. A turma da unidade educativa da Prefeitura é a única representante de Florianópolis na competição. A próxima etapa será realizada com 38 equipes do ensino fundamental.

O objetivo geral da iniciativa é fortalecer uma rede nas regiões Sul, Norte e Nordeste para desenvolver ações que visem estimular o interesse, o ingresso, a formação e a permanência de meninas e mulheres nas carreiras de Ciências Exatas, Engenharias e Computação no Brasil. A rede é constituída pela UFSC, Universidade Federal do Pará e Instituto Federal do Piauí.

As Meninas Digitais HMZ foram criadas em parceria com o projeto Meninas Digitais da Universidade Federal de Santa Catarina campus Florianópolis e a rede RENACEE(CNPq), que reúne instituições brasileiras potencializando a participação de mulheres na tecnologia.

Compõem a equipe da escola municipal da Capital as estudantes Evellyn Elisha Santos de Lucas e Geovanna Rafaely Sá Dias , ambas do 8º ano, e por  Vitória Gabriela dos Santos , Yasmin dos Santos Ishizaka Nogueira e Yohana Lorrany Santos Da Cruz , todas do 9º ano. A coordenação do grupo é da professora de Matemática, Jussara Brigo. Para passarem de fase, as meninas realizaram diversas atividades envolvendo programação e linguagem digital.

Na última etapa, haverá a elaboração de um projeto prático, em que  os grupos devem resolver um problema proposto pela equipe coordenadora. Todos os grupos receberão o mesmo kit de eletrônica para resolução do desafio. Será um um kit com arduíno, uma plataforma que possibilitará às garotas o desenvolvimento de projetos eletrônicos. O kit é constituído de hardware e software, tornando assim possível a realização de diversas atividades tecnológicas. A escola vencedora e a equipe receberão  uma premiação a ser anunciada. Para a professora Jussara Brigo, o projeto potencializa a presença de meninas na tecnologia para se aprofundar em lógica de programação, desenvolver projetos e aprender sobre componentes eletrônicos.

Seja Patrocinador do Sul de Floripa : 48 99201 4146
E-mail: [email protected]

VALORIZE NOSSO COMÉRCIO DO SUL DA ILHA
ZEN TELECOM – internet fibra ótica.
DAVI COLCHÕES TERAPÊUTICOS – personalizados.
SUL DA ILHA DESENTUPIDORA – 
agilidade, preço justo.
ALEMÃO LATARIA E PINTURA –
no Carianos.
CICLE CAMPECHE –
Oficina e aluguel de bike.
POUSADA SOLRISO – ao lado do aeroporto.
MESUS CONSULTORIA – gestão de resíduos.
Centro Automotivo Vale do Sol – Oficina Mecânica e Elétrica
Chop no Sul da Ilha é Patrem – Só pedir
Seu Zé Burger – Hamburgueria do Ribeirão da Ilha
Audio Técnica e Rei da GPU – no Carianos
Megatech Manutenções – serviço especializado
Rick Massoterapia – massagem a domicilio
Magia Café Cestas e Presentes
Vidraçaria Passos – Todo o Sul da Ilha
Dra Kim Duarte – Médica de Família e Comunidade
Studio Wash – Excelência em estética automotiva