Sul de Floripa

Bandeira Azul é retirada da Lagoa do Peri após teste indicar água imprópria para banho

Bandeira Azul é retirada da Lagoa do Peri após teste indicar água imprópria para banho 1

A Bandeira Azul, selo internacional que reconhece a qualidade ambiental e infraestrutura de praias e marinas, foi retirada do mastro na Lagoa do Peri, em Florianópolis (SC). A decisão ocorreu após o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) apontar, em um relatório recente, que a água do local está imprópria para banho.

Prazo para reversão da situação

A retirada da Bandeira Azul foi realizada na segunda-feira (10), e o município tem um prazo de 10 dias para solucionar o problema e apresentar medidas corretivas. Caso novos testes não comprovem a melhora da qualidade da água, a certificação pode ser revogada para a temporada 2024/2025.

O Programa Bandeira Azul, coordenado no Brasil pelo Instituto Ambientes em Rede, aguarda a realização de novos testes pelo IMA para reavaliar a situação. O selo foi conquistado pela Lagoa do Peri em diversas temporadas anteriores, incluindo 2023/2024.

O que levou à piora na qualidade da água?

A coleta realizada em 3 de fevereiro indicou uma concentração de 988 bactérias Escherichia coli por 100 ml de água, acima do limite permitido para balneabilidade. Esse aumento foi associado a fatores como:

Chuvas intensas nas 24 horas anteriores à análise;

Lavagem de ruas e drenagem pluvial contaminada;

Possível extravasamento de estações elevatórias de esgoto;

Saturação de solos e ligações clandestinas.

De acordo com o IMA, a análise da balneabilidade considera os resultados das últimas cinco coletas. Para que um local seja considerado próprio para banho, quatro dessas análises precisam apresentar valores inferiores a 800 bactérias/100 ml. As amostras de 6 de janeiro (1145/100 ml) e 3 de fevereiro (988/100 ml) comprometeram a condição da Lagoa do Peri, tornando-a imprópria. No entanto, o resultado mais recente, de 10 de fevereiro (209/100 ml), já demonstra melhora.

Posicionamento da Prefeitura e próximos passos

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Florianópolis atribuiu o resultado da balneabilidade às chuvas intensas e afirmou que novas coletas são necessárias para uma reavaliação precisa.

Em nota, a pasta reforçou que a Lagoa do Peri é uma Unidade de Conservação e recebe atenção constante do município para garantir sua preservação e segurança ambiental.

O Programa Bandeira Azul recomenda que banhistas evitem nadar em águas de praias e lagoas logo após chuvas intensas, seguindo diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS). A expectativa é que os próximos testes do IMA confirmem a recuperação da qualidade da água para que a Lagoa do Peri possa voltar a exibir a Bandeira Azul.
Fonte: G1

SUGESTÃO DE NOTÍCIA: 48 99201 4146
E-mail: contato@suldefloripa.com.br

VALORIZE NOSSO COMÉRCIO DO SUL DA ILHA
ZEN TELECOM – internet fibra ótica.
GRUPO OAD INCORPORAÇÕES
DAVI COLCHÕES TERAPÊUTICOS – personalizados.
SUL DA ILHA DESENTUPIDORA – 
agilidade, preço justo.
ALEMÃO LATARIA E PINTURA –
no Carianos.
CICLE CAMPECHE –
Oficina e aluguel de bike.
ESPAÇO VALENA ESTÉTICA E PILATES – Campeche.
POUSADA SOLRISO – ao lado do aeroporto.
MESUS CONSULTORIA – gestão de resíduos.
Centro Automotivo Vale do Sol – Oficina Mecânica e Elétrica
Chop no Sul da Ilha é Patrem – Só pedir
Seu Zé Burger – Hamburgueria do Ribeirão da Ilha
Audio Técnica e Rei da GPU – no Carianos
Tô na Arara Brechó – Morro das Pedras
Megatech Manutenções – serviço especializado