Sul de Floripa

Freguesia do Ribeirão da Ilha recebe a terceira edição do Festival Lanterna Mágica de Cinema

Freguesia do Ribeirão da Ilha recebe a terceira edição do Festival Lanterna Mágica de Cinema 1

Ponto turístico e uma das regiões mais históricas de Florianópolis, a Freguesia do Ribeirão da Ilha foi palco, pelo terceiro ano consecutivo, do Festival Lanterna Mágica de Cinema. O evento aconteceu entre os dias 12 e 15 de dezembro, na Praça Hermínio Silva, em frente à Igreja Nossa Senhora da Lapa. Com uma programação diversificada que reuniu cinema, atrações culturais, feirinha, oficinas e exposições, o festival se consolidou como um espaço de valorização da produção cinematográfica feminina.

Todos os filmes exibidos no evento foram dirigidos por mulheres. Ao longo de quatro dias, o público pôde acompanhar sete mostras, com mais de 30 filmes, além de cinco rodas de conversa com a presença de 15 convidados. A programação também incluiu uma mostra infantojuvenil, dando espaço para as crianças e adolescentes apreciarem o cinema e participarem de atividades formativas.

Parceria inédita com o Telecine

Uma das grandes novidades desta edição foi a parceria inédita com o Telecine, que, através do projeto Mulheres Fazem Cinema, trouxe destaque ao evento. O canal viabilizou oficinas e participou da homenagem a Carla Camurati, cineasta fundamental na retomada do cinema nacional nos anos 1990. A professora e pesquisadora Ally Collaço também promoveu duas oficinas de destaque, entre elas a Madame tem Desejos, oferecendo uma introdução ao cinema para mulheres.

Cris Siqueira, apresentadora do Festival Lanterna Mágica, celebrou a parceria:

“Esse ano, na terceira edição do Festival, buscamos parceiros que se identificassem com a proposta de exibir produções feitas por mulheres. Encontramos no Telecine esse apoio incrível, que trouxe oficinas e colaborou de forma muito importante, tanto para os alunos da região quanto para os participantes do festival. Foram dias de aprendizado, de valorização das vozes femininas e de incentivo ao cinema feito por mulheres.”

Homenagem Kika de Cinema

Outro momento marcante foi a Homenagem Kika de Cinema, que celebrou as contribuições de duas mulheres ao cinema brasileiro: Carla Camurati e a catarinense Maria Emília de Azevedo. A homenagem incluiu a exibição de filmes e uma reflexão sobre a importância das cineastas no cenário nacional.

Bel Belluci, artesã responsável pela confecção da personagem Kika de Cinema, destacou sua alegria em participar do festival:

“A Kika de Cinema é a cara do evento. Ela está espalhada por diversas partes para as pessoas interagirem. Foi incrível fazer parte desse festival tão repleto de arte e cinema.”

Oficinas e inclusão

As oficinas, promovidas na Escola Dom Jaime, envolveram 12 alunos na criação de um cinema de sombras, cujas produções foram exibidas no último dia do evento. A inclusão de atividades voltadas para crianças e jovens reforçou a proposta do festival de educar e inspirar novas gerações.

Com grande público e ampla adesão, o Festival Lanterna Mágica de Cinema segue crescendo e atraindo cada vez mais apoiadores. A expectativa é que, em sua próxima edição, o evento ganhe ainda mais destaque no calendário cultural de Florianópolis e do Brasil.

SUGESTÃO DE NOTÍCIA: 48 99201 4146
E-mail: contato@suldefloripa.com.br

VALORIZE NOSSO COMÉRCIO DO SUL DA ILHA
ZEN TELECOM – internet fibra ótica.
DAVI COLCHÕES TERAPÊUTICOS – personalizados.
SUL DA ILHA DESENTUPIDORA – 
agilidade, preço justo.
ALEMÃO LATARIA E PINTURA –
no Carianos.
CICLE CAMPECHE –
Oficina e aluguel de bike.
ESPAÇO VALENA ESTÉTICA E PILATES – Campeche.
T-ZEUS 30 – revigora os homens.
RUNNER CLUBE DE BENEFÍCIOS – proteção veicular.
POUSADA SOLRISO – ao lado do aeroporto.
MESUS CONSULTORIA – gestão de resíduos.
Megatech Manutenções – serviço especializado
Centro Automotivo Vale do Sol – Oficina Mecânica e Elétrica